Alunos da rede pública criam livros sobre os ODS da ONU
Projeto educacional está engajando mais de 2 mil estudantes dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
Incentivar a leitura e a escrita e tratar de forma lúdica temas importantes da atualidade dentro da sala de aula. Esse é o foco do 'Escritor para o Futuro' (EPF), um negócio de impacto formado por especialistas em inovação com foco em educação. Neste segundo ano de parceria com a ICL América do Sul, o projeto está engajando cerca de 2 mil alunos da rede pública de ensino paulista e gaúcha, que estão produzindo livros sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A ICL, líder global em minerais especiais, se destacou como uma das primeiras empresas do mundo a incorporar os ODS da ONU em sua linha de produtos, materiais e práticas, assumindo três compromissos principais: erradicar a fome; construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação; e agir contra a mudança global do clima.
A importância dessas questões foi um dos motivos para sua escolha como tema central dos livros que estão sendo produzidos pelos estudantes.
Neste ano, as escolas e/ou projetos de educação contemplados pela iniciativa na região de Jacareí são a Guri na Roça, EMEF Prof. Maria Regina Cachuté e EMEF Professor José Éboli de Lima.
No total, o EPF, que foi criado em 2018, já atendeu cerca de 17,5 mil estudantes de escolas públicas em todo o país com o apoio de outras empresas como ArcelorMittal, Suzano, Engie, Vale, Real Estruturas e Astec, além de organizações não governamentais em diversos estados.
Em 2020 e 2021, o EPF recebeu o selo ilmpact concedido às principais iniciativas de impacto social da América Latina, pela Innovation Latam e Fundação Dom Cabral. O projeto também foi acelerado pelos programas Inovativa de Impacto 2020 e Inovativa Brasil 2021 e, neste ano de 2023, está entre o seleto grupo de negócios acelerados pelo BNDES Garagem - Negócios de Impacto.
SERVIÇO
Sobre o EPF
O 'Escritor para o Futuro' é um negócio de impacto formado por especialistas em inovação com foco em educação. Fundado em 2018, o EPF tem como premissa que o atual modelo de ensino parou no tempo e não atende às demandas do mundo atual. Para mudar isso, desenvolve projetos pedagógicos que buscam estimular o gosto pela literatura e a expansão da criatividade de estudantes de escolas públicas, além de tratar de forma lúdica temas importantes da atualidade dentro de sala de aula em toda a Educação Básica, do Ensino Infantil ao Médio.
Para maiores informações, acesse: https://www.escritorparaofuturo.com/.
Comentários: