Por Redação em Sábado, 04 Outubro 2025
Categoria: Editorial

O desafio de crescer com identidade limpa

Mais do que uma questão de beleza, trata-se de uma estratégia da administração de valorização econômica e cultural.  

Jacareí, sempre lembrada como a segunda cidade mais importante da região, dá sinais (finalmente!) de que está pronta para assumir com mais firmeza e modernidade o protagonismo que lhe cabe. A recente iniciativa das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente e Planejamento e Urbano, que propõem a implantação do 'Projeto Cidade Limpa', confirma essa tendência e a vontade de tornar o sonho realidade, além de ser um passo promissor na direção de um comércio mais moderno, sustentável e visualmente harmonioso.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

A proposta, debatida em reunião com associações locais, visa combater a poluição visual que há anos compromete a estética urbana e a experiência coletiva de quem vive e circula pela cidade. Mais do que uma questão de beleza, trata-se de uma estratégia de valorização econômica e cultural, que pode fortalecer a identidade de Jacareí como polo regional de desenvolvimento.

No entanto, o sucesso do projeto dependerá da escuta ativa e da participação efetiva de comerciantes e moradores. O descontentamento generalizado entre setores produtivos e cidadãos manifestados ao longo do tempo — que sentem falta de um acompanhamento desenvolvimentista à altura da relevância da cidade — não pode ser ignorado. A modernização urbana precisa ser construída com diálogo, transparência e visão de longo prazo.

Jacareí tem história, tem força econômica e tem vocação para crescer com inteligência. Que o 'Projeto Cidade Limpa' seja mais do que uma iniciativa pontual: que se torne símbolo de uma nova fase, em que desenvolvimento e qualidade de vida caminhem juntos, com respeito à paisagem urbana e à voz de quem faz a cidade acontecer todos os dias.

Sempre repetimos que 'Jacareí merece a dádiva da modernização programada', assim nada mais festejável que dizer aos quatro cantos que é chegada a hora de transformarmos os ditos em realidade.

É a nossa opinião. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário