[[date:%A, %d %B %Y]]

TSE aprova criação da União Brasil, fusão entre DEM e PSL

TSE aprova criação da União Brasil, fusão entre DEM e PSL

Com a fusão, a agremiação torna-se, de imediato, a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 81 cadeiras, e o PT, a segunda maior, com 53.  

UNIÃO BRASIL
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na terça-feira (8), a formação de um novo partido, a União Brasil, resultante da fusão entre o DEM e o PSL. A aprovação, que já era esperada, foi unânime. Com a fusão, a agremiação torna-se, de imediato, a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 81 cadeiras, e o PT, a segunda maior, com 53 parlamentares. Dessa maneira, o novo partido passa a ter direito, em tese, à maior fatia do Fundo Partidário, algo em torno de R$ 160 milhões.

'JANELA PARTIDÁRIA'
Pode ocorrer, contudo, significativa migração de parlamentares descontentes com a fusão. Para isso, os deputados devem aproveitar a chamada 'janela partidária', que permite, em um intervalo de tempo predeterminado antes das eleições para a Câmara, a mudança de sigla sem perda de mandato. Neste ano, a janela ficará aberta entre 3 de março e 1º de abril.

ESTATUTO
Em seu estatuto, a União Brasil se declara "social liberalista" e defende o papel do Estado como "regulador" da economia, focado em garantir à população serviços essenciais "como saúde, educação, segurança, liberdade, habitação e saneamento".

MUAU

A Câmara aprovou, por 12 votos favoráveis, projeto de lei do vereador Edgard Sasaki (DEM), que inclui a realização do Festival de Música Autoral (MUAU) de Jacareí no calendário de eventos oficiais do Município. Segundo o autor, a ideia é que o evento seja realizado durante o segundo semestre do ano.

MEMÓRIA
O primeiro Festival foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) do Governo de SP e realizado entre outubro e novembro de 2019. De acordo com a proposta, em três edições (2019/2021) o MUAU apresentou 70 novos trabalhos de música autoral e registrou mais de 20 horas de som e imagem, tornando-se um instrumento de fomentação, divulgação e fortalecimento da classe de produção musical da cidade e de segmentos da sociedade relacionados a ele, como escolas de música, lojas, estúdios e bares.

ADIADO

O documentário 'Franz de Castro - A História Por Trás da Tragédia', que trata da rebelião na cadeia de Jacareí (atual 1º distrito), ocorrida em 14 de fevereiro de 1981, em produção pela TV Câmara Jacareí, foi adiado para estrear no mês de maio, em data ainda a ser divulgada. O adiamento ocorreu devido ao surgimento de três novos personagens que fizeram parte da rebelião e que devem integrar a obra, além da busca pela homenagem a Franz, que faria 80 anos em 18 de maio deste ano.

EXIBIÇÃO
Em nota, a Secretaria de Comunicação da Casa explica que, após finalizado, o documentário será exibido – em horário a ser divulgado – no canal aberto 39.2, assim como no 12 da NET, e também ficará disponível no canal do Youtube da TV Câmara Jacareí (youtube.com/tvcamarajacarei). O setor, em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy, viabiliza para que a obra também seja exibida na Sala Mário Lago, em data e horário ainda a definir.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection