[[date:%A, %d %B %Y]]

Abner retorna à presidência da Câmara para os próximos dois anos em Jacareí

Abner retorna à presidência da Câmara para os próximos dois anos em Jacareí

A eleição da Mesa foi feita por maioria simples de votos, com votação nominal, por meio de cédulas devidamente assinadas pelos vereadores.

NOVO COMANDO
Candidato único, o vereador Abner de Madureira (PSDB) foi eleito, com dez votos favoráveis, presidente da Câmara de Jacareí para o biênio 2023/2024. Votaram pela abstenção os vereadores Dr. Rodrigo Salomon (PSDB), Hernani Barreto e Rogério Timóteo (ambos Republicanos). Os três são oposição ao atual governo municipal, liderado pelo prefeito Izaias Santana (PSDB).

MESA DIRETORA
Com o mesmo placar foram eleitos os vereadores Sônia Patas da Amizade (PL) e Paulinho do Esporte (PSD), que ocuparão, respectivamente, os cargos de 1º e 2º secretários da Mesa Diretora. Maria Amélia (PSDB) foi eleita vice-presidente, com 12 votos favoráveis e uma abstenção, do vereador Hernani Barreto (Republicanos). Esta é a segunda vez que Abner ocupa o cargo. A primeira ocorreu entre 2019 e 2020, durante o segundo biênio da 17ª Legislatura.

VOTAÇÃO
A eleição da Mesa foi feita por maioria simples de votos, com votação nominal, por meio de cédulas rubricadas pelo Secretário-Diretor Legislativo e devidamente assinadas pelos vereadores, que foram nominalmente chamados e fizeram a declaração pública de seu voto antes de entregar a cédula à Mesa. O mandato é de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na mesma Legislatura.

DIPLOMAÇÃO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até 19 de dezembro, conforme a legislação eleitoral. O TSE será responsável pela diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, eleitos no domingo (30) para os cargos de presidente da República e vice-presidente. A data da cerimônia de diplomação ainda não foi marcada.

OUTROS
Os eleitos para os cargos de governador, senador, deputado federal, estadual e distrital serão diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs), sediados nos 26 estados e no Distrito Federal. A data-limite também é 19 de dezembro.

DOCUMENTO
O diploma expedido pela Justiça Eleitoral é o documento oficial que atesta a vitória do candidato nas urnas e autoriza a posse. O presidente da República e os governadores tomarão posse em 1º de janeiro. A posse dos parlamentares eleitos será em 1º de fevereiro.

HOMENAGEM
Por unanimidade, o plenário da Câmara Municipal aprovou projeto de lei de Edgard Sasaki e Abner, ambos do PSDB, e do vereador Paulinho do Esporte (PSD), que concede o prêmio 'Herbert José de Souza' a Delma Assad, fundadora da JAM Mantenedora (Jacareí Ampara Menores). A entrega do prêmio será feita em Sessão Solene ainda sem data definida. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection