[[date:%A, %d %B %Y]]

TSE apresenta novo modelo de urna eletrônica que será usado em 2022

TSE apresenta novo modelo de urna eletrônica que será usado em 2022

Entre as novas funcionalidades, está a maior duração das baterias, processadores mais rápidos, entre outras. 

NOVA VERSÃO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou na segunda-feira (13) o novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2022. O lançamento foi feito em Manaus, na fábrica da Positivo Tecnologia, empresa responsável pela produção dos equipamentos. Serão fabricadas 225 mil urnas do novo modelo. No total, 577 mil serão utilizadas nas eleições.

FUNCIONALIDADE
A vida útil do equipamento é de dez anos. Entre as novas funcionalidades, está a maior duração das baterias, processadores mais rápidos e o terminal do mesário com comandos sensíveis ao toque (tela touch). Segundo o TSE, essa tecnologia permitirá mais rapidez na identificação do eleitor na seção eleitoral. Enquanto um eleitor vota, o terminal poderá identificar os próximos que vão votar, diminuindo o tempo de espera nas filas.

SEGURANÇA
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, reforçou que a urna eletrônica e o sistema de votação são seguros. "Estamos trabalhando para proteger os sistemas quase por uma questão de imagem, porque, quanto ao conteúdo, não tem como fraudar as eleições. Nós todos estamos nos aperfeiçoando com os mecanismos de proteção. Isso se tornou um problema relevante nos últimos dois, três anos. Na verdade, ataques cibernéticos do porte que temos visto são fenômenos recentes", afirmou.

ELEIÇÕES 2022
O TSE decidiu unificar o horário de votação nas eleições de 2022. Com a decisão, anunciada na terça-feira (14), todos os estados deverão seguir o horário de Brasília, e não o horário local. A votação será realizada das 8h às 17h em todo o país. Segundo a Corte, a medida foi tomada para que as eleições possam transcorrer com tranquilidade e não ocorra dúvidas sobre a lisura na divulgação de resultados.

RESOLUÇÕES
Na mesma sessão, da última terça-feira (14), o TSE aprovou mais três resoluções para as eleições do ano que vem e liberou o impulsionamento de conteúdo político na internet durante o período de pré-campanha, criou procedimentos para pedidos de direito de resposta e sobre fiscalização das contas de partidos que vão se unir em federações.

PROTEÇÃO ANIMAL
A Câmara Municipal aprovou projeto da vereadora Sônia Patas da Amizade (PL), que obriga a instalação de telas de proteção em janelas e varandas de apartamentos que possuam animais e/ou crianças de até 12 anos de idade, em Jacareí. A infração por descumprimento da regra pode acarretar multa de R$ 361,45 (ou cinco Valores de Referência do Município – VRM). "Nenhuma medida é excessiva quando se trata de proteger nossos animais e crianças", disse Sônia. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection