[[date:%A, %d %B %Y]]

Janja coordena grupo que organiza posse de Lula em 1º de janeiro

Janja coordena grupo que organiza posse de Lula em 1º de janeiro

A posse seguirá o protocolo tradicional, começando com o desfile do novo presidente em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios 

POSSE DE LULA
Todos os chefes de Estado e de governo dos países que têm relações diplomáticas com o Brasil foram convidados para a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília. Os convites foram feitos, oficialmente, na última segunda-feira (5), pelo Ministério das Relações Exteriores às embaixadas em Brasília e às representações no exterior.

COORDENAÇÃO
A coordenadora do grupo e futura primeira-dama, Janja Lula da Silva, e outros integrantes participaram de entrevista coletiva na quarta-feira (7) no Centro Cultural Banco do Brasil. Segundo Janja, a expectativa é que 300 mil pessoas participem da festa da posse na capital federal, evento que está sendo chamado de 'Festival do Futuro'.

CERIMONIAL
A posse institucional seguirá o protocolo tradicional, começando com o desfile do novo presidente em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios e chegando ao Congresso Nacional, para a posse oficial, no plenário do Senado, que deve ocorrer por volta das 14h30. Depois, o presidente segue para o Palácio do Planalto, onde recebe a faixa presidencial, faz o discurso no Parlatório e recebe cumprimentos dos chefes de Estado e de governo presentes na cerimônia.

PROGRAMAÇÃO
De acordo com Janja, a estimativa é que tais protocolos se encerrem até 18h30, para que comecem os shows programados para a Esplanada. Às 19h30, está prevista recepção às delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty. A segurança do público é uma grande preocupação da equipe de transição. Na semana passada, Janja e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, reuniram-se com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para tratar do assunto.

COMUNICAÇÃO
A Câmara Municipal aprovou na quarta-feira (7), por nove votos favoráveis e três contrários, projeto do prefeito Izaias (PSDB) que cria a Secretaria Especial de Comunicação e Direitos Humanos. A nova pasta irá coordenar as ações estratégicas e integrativas de comunicação, de fomento à participação social e de promoção da Igualdade e de Direitos Humanos. Votaram contrários os vereadores Dr. Rodrigo Salomon (PSDB), Hernani Barreto e Rogerio Timóteo (ambos Republicanos).

JUSTIFICATIVA
De acordo com Izaias, a nova pasta estará vinculada à estrutura administrativa do Gabinete do Prefeito e será constituída pela Subsecretaria de Comunicação, Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos, Diretoria de Participação Social, Ouvidoria Geral e Unidade de Administração e Planejamento.

CONTROLADORIA
Na mesma sessão, por 12 votos favoráveis, a Câmara também aprovou projeto do prefeito que cria a Controladoria Unificada do Município. A Controladoria terá a finalidade de centralizar informações e verificar a eficiência dos controles internos realizados pela administração. "Nos últimos anos recorrentes apontamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo foram feitos para que o Sistema de Controle Interno fosse mais efetivo e vinculado diretamente ao prefeito", explicou Izaias. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection