[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí tem quase 177 mil aptos a votar nas próximas eleições

Jacareí tem quase 177 mil aptos a votar nas próximas eleições

Pessoas entre 45 e 59 anos são a maioria, com 45.972 votantes nessas faixas etárias.  

ELEITORADO
Jacareí terá, oficialmente, um total de 176.834 eleitores aptos a participarem do pleito do próximo 2 de outubro. Segundo dados dos dois cartórios eleitorais da cidade, pessoas entre 45 e 59 anos são a maioria, com 45.972 votantes nessas faixas etárias. Na sequência, aparecem aqueles entre 35 e 44 anos, que são 35.915 eleitores aptos a votar nas próximas eleições.

JOVENS
O cadastro eleitoral atualizado nos dois cartórios de Jacareí revela também que os jovens representam ainda uma parcela muito pequena da população votante, sendo que aqueles com 17 anos são a maioria desses eleitores com 1.165 inscritos regularmente.

SEÇÕES ELEITORAIS
Jacareí terá alterações em locais de votação para as próximas eleições. Os eleitores das seções 74, 75, 76, 77, 78, 171, 191, 217, 234, 308, 322 e 327, localizadas na EE Dona Benedita Freire de Macedo, e da seção 399, localizada na antiga EMEIF Professora Otília Arouca, que pertencem à 62ª Zona Eleitoral, passam a votar na EMEIF Prof. Luiz Carlos Maiola Covre (antigo SENAI), no Jardim Emília, região oeste da cidade.

SIMULADOR
O TSE disponibilizou um simulador de votação na urna eletrônica. Por meio do site do órgão, o eleitor pode treinar a sequência de votação que será adotada. Antes de iniciar a simulação, o eleitor deve escolher a votação de primeiro ou segundo turno. Em seguida, aparecerá a tela com o cargo em disputa e os partidos que participam do pleito virtual.

NOMES FICTÍCIOS
Ao clicar nas agremiações, os nomes e os números dos candidatos fictícios vão aparecer. Basta fazer a escolha, digitar o número correspondente na urna e confirmar. O primeiro cargo que deve ser preenchido na simulação é de deputado federal. Em seguida, os candidatos a deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.

JULGAMENTO
Os números finais ainda podem variar, pois alguns candidatos ainda devem ter o pedido de registro negado pela Justiça Eleitoral.
Essa e outras curiosidades podem ser encontradas no Sistema de Estatísticas Eleitorais, repositório online em que a Justiça Eleitoral atualiza as informações sobre candidatos, eleitorado e mesários, entre outras.

AUTENTICIDADE
A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na quarta-feira (31), projeto de lei do vereador Luís Flávio (PT), que permite que advogados possam tramitar cópias de documentos que tramitam no âmbito do Poder Legislativo e nas administrações Direta e Indireta de Jacareí. De acordo com o parlamentar, o projeto possui conformidade com diversos atos normativos ao reconhecer que o advogado goza de fé pública. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection