[[date:%A, %d %B %Y]]

A Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa

No total, nove países têm o Português como seu idioma oficial. Além de Brasil e Portugal, temos cinco dessas nações situadas na África, a começar por Angola 

O idioma português é um dos mais falados no mundo. Com aproximadamente 280 milhões de praticantes, é a quinta língua mais difundida do planeta.

No total, nove países têm o Português como seu idioma oficial. Além de Brasil e Portugal, temos cinco dessas nações situadas na África, a começar por Angola. Há pelo menos um angolano em Jacareí: Emanuel, operador de mesa de som da Rádio Mensagem.

Outro país africano que fala como a gente e se entende conosco é Moçambique, terra de grandes escritores, como os consagrados Mia Couto e José Craveirinha.

A terceira bandeira daquele continente a abrigar lusófonos é Cabo Verde, também local de excelentes poetas. A Academia de Letras daquele simpático país é irmanada da Academia Jacarehyense de Letras, com intenso intercâmbio entre as instituições.

Guiné Bissau, de pequeno território, porém de grande apreço por parte do governo brasileiro durante a gestão de Lula, é o quarto. O então Presidente investiu pesado no desenvolvimento estrutural de lá, em homenagem à identidade cultural daquele povo com o nosso.

Finalmente, o quinto e derradeiro país africano a falar Português é São Tomé e Príncipe. Tal batismo vem do nome das duas ilhas cintilantes no Atlântico que o compõe – uma se chama Príncipe; a outra, São Tomé.

Nosso idioma também é falado em locais mais distantes, na Ásia. O Português é a língua de Macau e do Timor Leste. Como a independência deste último é mais recente, Promotores de Justiça e Juízes de Direito brasileiros foram em missão diplomática ajudar a estruturar a Justiça de lá.

É a vocação do povo brasileiro em servir com sua humanidade o restante do mundo, em prol da paz e do desenvolvimento. Mas, lembremos, isso só foi possível lá graças à Língua Portuguesa.

As Academias de Letras são as guardiãs oficiais do idioma de cada país. No caso do Brasil e demais nações afins, a regra ortográfica recente deveria ser para a palavra 'micro-ondas'.

A inserção do hífen vai totalmente na contramão da tendência natural de aglutinação das letras uníssonas, ao longo do tempo. Por exemplo: 'vossa mercê', 'vosmicê', 'você'. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection