[[date:%A, %d %B %Y]]

Uma iniciativa para marcar época

Uma iniciativa para marcar época

Prado é coronel da reserva do Exército Brasileiro, e ele próprio é guardião de uma importante fração da história a ser registrada. 

Uma ideia no mínimo merecedora de destaque foi apresentada esta semana pelo 'Filho Brilhante', Roberto Coimbra do Prado, à Academia Jacarehyense de Letras que será a coordenadora de seu desenvolvimento. Trata-se da história contemporânea de Jacareí registrada por narrativas de qualquer cidadão que tenha vivenciados fatos relevantes.

Na verdade, entretanto, trata-se de uma iniciativa da mais elevada importância, uma vez que o futuro terá um registro amplo e fiel das principais atividades humanas colhidas pelas narrativas de seus principais protagonistas ou testemunhas oculares dos fatos apresentados.

Prado é coronel da reserva do Exército Brasileiro, e ele próprio é guardião de uma importante fração da história a ser registrada, tanto graças a sua vivência direta quanto por informações de personalidades com quem mantém relações. A metodologia aplicada consiste em identificar os mais antigos moradores de Jacareí e que possam fornecer informações de fatos que tenham importância histórica e entrevistá-las. Depois, organizar o material coletado em arquivos específicos que se transformarão em livros que se fecharão periodicamente no todo ou em partes segundo critérios editoriais.

O Filho Brilhante está incentivando a criação de grupos de trabalho que atuarão segundo a afinidade de cada um, dentro de uma programação específica que vai adquirindo forma na medida em que os assuntos permitirem determinado agrupamento.

'Já pensou um depositário de informações do nível um Luiz Benedicto Máximo, por exemplo? – pergunta com entusiasmo, e ele mesmo responde: 'pois ele será o primeiro a ser entrevistado a título de inauguração do sistema'.

Três grupos já foram formados com membros da própria AJLetras. Também estão em andamento tratativas para as respectivas parcerias com o Arquivo Histórico de Jacareí, o Legislativo Municipal, a Secretaria Municipal da Educação, a Fundação Cultural de Jacareí e a TV Câmara de Jacareí. Também haverá um chamamento geral para toda e qualquer pessoa que possa colaborar com essa grande iniciativa, lançada para ela própria marcar (e registrar) época. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection