[[date:%A, %d %B %Y]]

25 anos da LIC

25 anos da LIC

Ludmila Saharovsky, que assumira a presidência da Fundação Cultural de Jacareí, em 1997,. conta um pouco dessa história. 

Este ano, a LIC (Lei de Incentivo à Cultura) de Jacareí completa 25 anos. Era presidente da Fundação Cultural de Jacareí, em 1997, quando ela entrou em vigor, a Filha Brilhante Ludmila Saharovsky, que assumira o cargo nesse ano. Ela mesmo nos conta um pouco da história:

"Começamos instalados provisoriamente no prédio do Museu de Antropologia totalmente sem manutenção e com risco de desabamento. Precisávamos de espaço para acomodar mais de 8.000 documentos históricos, alguns datados do século XVI e que seriam incinerados se não fossem retirados.

Logo vieram os festejos do aniversário da cidade e presenteamos os cidadãos com eventos que duraram o mês inteiro, com exposições, apresentação circense "Pelas ruas da Feliz Cidade", Baile no Elvira, abertura de mostra de Arte, no SAJA, apresentação de ópera, sob a direção de nosso querido Paulinho Esper e tantas atividades mais.

Reabrimos o SAJA (Salão de Arte de Jacareí, criado por lei municipal e até hoje não mais organizado) com a proposta de ser um salão de Arte de Vanguarda. Criamos a LIC (Lei de incentivos Fiscais). O prédio do Museu passou por grandes reformas. Foi criado o Laboratório de Arqueologia para acomodar os importantes achados arqueológicos da cidade.

Tivemos Mostras de poesia de Vanguarda, o Primeiro Festival Regional do Encontro de Violas. Arte nos Bairros e uma grande mostra fotográfica de Vânia Toledo, no Espaço de Artes Santa Helena, que em 23 de setembro desabou sobre a exposição, matando duas pessoas e ferindo muitos transeuntes.

Depois disso, vieram só problemas políticos, falta de espaços físicos, na maioria deteriorados pela ação dos cupins (Sala Mario Lago, espaço da Estação Ferroviária, boicotes e frustrações que culminaram com o meu pedido de demissão da Presidência da Fundação. Mas, a vida seguiu seu curso e hoje me lembro com nostalgia desse passado, revendo as mais de 5 pastas que tenho com todos os eventos catalogados. Feliz Aniversário Jacareí, cidade de meu coração. "

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection