[[date:%A, %d %B %Y]]

Um pesquisador que acredita no Brasil

Um pesquisador que acredita no Brasil

Filho de professora, Francisco teve em casa material suficiente para se apaixonar por leitura.  

Há filhos que receberam seus nomes segundo regras específicas dos respectivos pais. Alguns com formatos interessantes, como é o caso do poeta 'Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac', cujo nome compõe um verso alexandrino (12 sílabas com as tônicas na 6ª e 12ª), e deu no que deu. Outros, formados por sílabas dos nomes dos pais como 'Lindomar' (Lindolfo + Maria), 'Josimar' (José + Maria), dentre outros.

Anos atrás, Seu César fez semelhante: juntou o nome dele com o de seu pai Francisco, e com aprovação da mulher, a professora Maria da Glória, batizou o filho de Francisco César de Souza Xavier. Nascido em São Gonçalo do Sapucaí (MG), o filho Francisco tem nome com o mesmo número de sílabas e um sobrenome de outro mineiro famoso, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Filho de professora, Francisco teve em casa material suficiente para se apaixonar por leitura. Primeiro pelo jornal: parente seu, assinante do 'Estado de Minas', (jornal mineiro) fornecia-lhe a 'munição escrita', mais tarde reforçada pelos livros principalmente de História Geral e Geografia que se tornaram seus assuntos prediletos.

O 'Filho Brilhante', Francisco, é pesquisador literário incansável. Radicado na cidade desde 1970 aposentou-se depois de trabalhar 28 anos na GM, e cuida do comércio de materiais de construção pertencente a um de seus três filhos, sem se afastar das pesquisas históricas que faz por intermédio dos livros.

Lamenta o fato de o brasileiro ler pouco, apesar da facilidade que existe hoje de acesso a informações por vários meios. Lembra, com tristeza, o fato de um dia ter esquecido em determinado local um livro e um rolo de fita adesiva; quando percebeu e voltou para buscar, só encontrou o livro.

Mas não desiste. Acredita piamente no Brasil, e que somos de verdade 'o país do futuro'.

– E quando chegará esse futuro, seu Francisco?!

– Bem... 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection