Será aplicada uma recomposição parcial da defasagem acumulada nos últimos anos, que será limitada aos exercícios de 2024 e 2025.
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Finanças, confirmou que, a partir de 2026, o município retomará a correção monetária anual do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com base em índices oficiais de inflação. A informação foi prestada após uma série de questionamentos feitos pelo Diário de Jacareí, nesta segunda-feira (29).
De acordo com a atual administração, será aplicada uma recomposição parcial da defasagem acumulada nos últimos anos, que será limitada aos exercícios de 2024 e 2025. O percentual de reajuste será único e definido por meio de Decreto do prefeito Celso Florêncio (PL), que ainda será publicado. Os percentuais desse reajuste não foram informados.
Além disso, ainda de acordo com a Prefeitura de Jacareí, o valor final do IPTU poderá variar dependendo do recadastramento imobiliário. Esse recadastramento, anunciado em meados de dezembro – e que está em andamento -, atualiza informações como área construída, ampliações ou demolições através de imagens aéreas e fotos das fachadas dos imóveis.
O imposto ficou sem reajuste durante os dois mandatos consecutivos do ex-prefeito Izaias Santana, hoje no MDB (2017 a 2024).
ARRECADAÇÃO
O Diário de Jacareí perguntou também quanto o Município espera arrecadar com a cobrança do imposto. Ainda de acordo com a Prefeitura, a projeção é obter cerca de R$ 70 milhões com o IPTU em 2026 – cerca de R$ 9 milhões a mais do que em 2025.
Os carnês do IPTU 2026 estarão disponíveis para consulta e pagamento a partir de 23 de fevereiro. Os contribuintes poderão acessar e retirar seus carnês digitais por meio do site oficial da Prefeitura, que contará com novas opções de acesso e de pagamento facilitados. Já os carnês impressos serão entregues diretamente nos imóveis até a data de vencimento.
VENCIMENTO
O primeiro vencimento do tributo está previsto para o dia 23 de março de 2026, com a possibilidade de pagamento em cota única ou em até 10 parcelas. Para este ano, a Prefeitura de Jacareí oferece um desconto de 10% para todos os contribuintes que optarem pela cota única, "independentemente de possuírem dívidas com o município", finaliza em nota.