[[date:%A, %d %B %Y]]

Obras da terceira ponte já interligam as margens do Rio Paraíba em Jacareí

CidadeMobilidade Urbana

Obras da terceira ponte já interligam as margens do Rio Paraíba em Jacareí

No momento, as obras seguem com a execução das estruturas de encontro da ponte, interligando a parte do concreto com o solo das margens

Vista aérea das obras de construção da terceira ponte, que já interligam as avenidas Malek Assad (região norte) e Castelo Branco (região oeste) (Crédito: Divulgação)

A concretagem do tabuleiro da laje da terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que está sendo construída entre as Avenidas Malek Assad e Castelo Branco, já foi concluída pela Prefeitura de Jacareí. Nesta fase das obras, os dois lados do rio já estão interligados pela estrutura de concreto.

No momento, as obras seguem com a execução das estruturas de encontro da ponte, interligando a parte do concreto com o solo das margens. Os encontros são estruturas mistas de concreto e solo, implementadas no projeto da terceira ponte com muros de arrimo.

Em algumas semanas, a movimentação de terra ao longo do viário, que interliga as duas avenidas poderá ser retomada, já que o Aterro de Sobrecarga poderá ser removido para execução da via, sem que apresente problemas estruturais futuros.

O Aterro de Sobrecarga é uma solução de engenharia geotécnica, na qual utiliza-se uma camada de solo excedente, distribuída ao longo do trajeto da via, para que haja uma compactação forçada em regiões de solo mole com baixa resistência.

O eixo que fará a interligação viária entre a Avenida Malek Assad e as margens do Rio Paraíba, até o local de construção da terceira ponte, fica localizado em uma área de 12.950 metros quadrados, que foi doada pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1990.

DE LESTE A OESTE

A Prefeitura de Jacareí deu início aos trabalhos da construção da terceira ponte em junho do ano passado, depois de décadas de espera. "Além de reduzir o tempo de deslocamento de usuários de transporte coletivo e de motoristas entre a região leste, a mais populosa, e oeste, onde se encontra boa parte do parque industrial da cidade, o novo eixo viário reduzirá, significativamente, os congestionamentos na região central, principalmente em horários de pico", destaca o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection