[[date:%A, %d %B %Y]]

Câmara aprova compra de vacinas através de consórcio com Frente Nacional de Prefeitos

CidadeMobilização

Câmara aprova compra de vacinas através de consórcio com Frente Nacional de Prefeitos

A iniciativa conta com a manifestação de interesse de 1.703 municípios brasileiros, cerca de 60% do total de habitantes no país

Vereadores de Jacareí durante sessão de Câmara nesta quarta-feira (10) (Crédito: Divulgação/CMJ)

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (10), projeto de lei do prefeito Izaias Santana (PSDB) que autoriza Jacareí a adquirir vacinas, medicamentos, insumos e equipamento para o combate à pandemia do coronavírus, através do protocolo de intenções firmado entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Congresso Nacional em março de 2021.

A iniciativa conta com manifestação de interesse de 1.703 municípios – o que abrange mais de 125 milhões de brasileiros, cerca de 60% do total de habitantes no país.

"O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a decisão, por unanimidade, em 24 de fevereiro de 2021, que os municípios brasileiros também possuem competência constitucional para aquisição e fornecimento de vacinas nos casos de descumprimento do Plano Nacional de lmunização (PNI) pelo Governo Federal, e de insuficiência de doses para imunização da população brasileira", explicou Izaias.

A FNP lidera e apoia tecnicamente a formatação de consórcio público de abrangência nacional. Caso seja necessário adquirir imunizações complementares ao PNI, o consórcio tem o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), na medida em que todas as doses serão obrigatoriamente ofertadas à população de forma gratuita.

O projeto recebeu pareceres favoráveis da Secretaria de Assuntos Jurídicos, assim como das comissões permanentes de Constituição e Justiça (CCJ) e de Saúde e Assistência Social (CSAS) da Câmara, o que permitiu sua inclusão na Ordem do Dia em caráter de urgência e votação no plenário. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 17 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection