Diário envia provas à Câmara para análise sobre uso de carro oficial
Reportagem aponta para o uso do carro do gabinete do vereador Marcelo Dantas para atividades particulares, de caráter comercial.
O Diário de Jacareí encaminhou na manhã desta segunda-feira, dia 1º de dezembro, o material que sustenta o conteúdo das reportagens publicadas nas edições dos últimos dos dias 22 e 29 de novembro. O veículo de imprensa foi formalmente notificado a apresentar as provas, na última quinta-feira, dia 27.
A denúncia aponta o suposto uso de um carro oficial para atividades particulares, de caráter comercial. O vereador Marcelo Dantas (Podemos) e seu chefe de gabinete Robson Antônio Bispo estão no centro dessa denúncia. O fato ocorreu no dia 24 de julho de 2025, e chegou ao conhecimento do DJ por meio de fotos e vídeos enviados por um denunciante que, por enquanto, prefere não ser identificado pela reportagem.
O material, de cerca de três páginas de conteúdo, apresenta um relato à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar sobre as reportagens, 15 imagens brutas e editadas, além de um Índice Descritivo de todas as imagens anexadas, que fundamentam a referida denúncia.
O Diário de Jacareí informou no documento, protocolado via e-mail junto à Secretaria Legislativa da Casa, que a empresa e o denunciante -, que autorizou a sua identificação junto à Comissão - seguem a disposição para outros esclarecimentos.
No material encaminhado para análise preliminar da Câmara, estão elencadas imagens do chefe de gabinete Robson Antônio Bispo, condutor do veículo oficial em questão no mesmo local, dia e hora mencionados nas reportagens; e do vereador Marcelo Dantas e proprietários de um dos três estabelecimentos comerciais visitados entre os dias 24 e 26 de julho de 2025.
Todo o material captado serviu como base para veiculação com fins comerciais na página pessoal intitulada 'Marcelo Dantas Jacareí TV' na rede social Instagram no dia 26 de julho de 2025.
A Câmara Municipal informou que acompanha 'com rigor e seriedade' as informações veiculadas pelo Diário de Jacareí. "Com os indícios necessários, ela será encaminhada para análise preliminar e, se cabível, para instauração de procedimento na referida Comissão", enfatiza.
REGIMENTO INTERNO
Na última semana, respondendo a algumas questões formuladas pelo Diário de Jacareí, a Câmara explicou que a regulamentação sobre procedimentos regimentais da Comissão está disposta na Resolução 626/2001, que Institui o Código de Ética e Decoro. "O rito prevê um prazo de 40 dias para a Comissão concluir a instrução e emitir seu Parecer, a contar da data de recebimento do processo", pontou.
Comentários: