[[date:%A, %d %B %Y]]

‘Mestre Cultura Viva’ de Jacareí tem inscrições abertas para o edital 2022

CidadeIncentivo à Cultura

‘Mestre Cultura Viva’ de Jacareí tem inscrições abertas para o edital 2022

As inscrições vão até o dia 27 de maio. Serão contemplados cinco mestres nesta edição do prêmio.  

Mestre Mãe de Santo, Lígia Siqueira Machado, premiada em 2021. Foto- Divulgação/FCJ

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) lançou o edital 'Mestre Cultura Viva 2022'. Nesta 11ª edição, serão contemplados cinco mestres, que além do título, ganharão R$3 mil reais, certificado e placa de reconhecimento. As inscrições seguem até 27 de maio e podem ser feitas presencialmente no MAV, via agendamento pelo e-mail mav@culturajacarei.sp.gov.br ou pelo contato de WhatsApp (12) 99106-0897. Esclarecimentos de dúvidas podem ser por meio destes contatos também.

REQUISITOS
Os requisitos necessários para esses herdeiros da cultura tradicional participarem, são ser pessoa física que detenha notório conhecimento; mínimo de 20 anos de permanência na atividade; capacidade de transmissão de saberes; celebrações e/ou formas de expressões culturais tradicionais; e, que sejam reconhecidos por sua própria comunidade como detentores de diversas categorias. Entre elas: artes da cura, liderança religiosa de tradição oral, brincadeiras populares, contação de histórias, poesia, lideranças de manifestações da cultura popular de caráter sagrado ou profano, ofícios, técnicas e modos de fazer da cultura popular.

Entram nas categorias também aqueles que, pelo poder da palavra, da imagem, da oralidade, da corporeidade e da vivência, trabalham a memória viva e afetiva da tradição popular. Exemplos dessas expressões culturais são os manifestantes da Folia de Reis, Moçambique, Jongo, Festa do Divino, São Gonçalo, Catira, saberes relacionados à gastronomia e religiosidade. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 07 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection