[[date:%A, %d %B %Y]]

‘Família Segura’ divulga balanço de atendimentos em 2021 em Jacareí

CidadeViolência Doméstica

‘Família Segura’ divulga balanço de atendimentos em 2021 em Jacareí

De acordo com a Prefeitura, entre as novas ocorrências registradas, em Jacareí 84% das vítimas são do sexo feminino. 

Vista externa da sede do Programa ‘Família Segura’, na Avenida Major Acácio Ferreira, 432, Centro. Foto- Divulgação/PMJ

O Programa 'Família Segura', da Prefeitura de Jacareí, realizou 1.577 atendimentos de denúncias de violência doméstica em 2021. De acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (8), pela atual administração, ao todo foram 225 novas ocorrências registradas no município, envolvendo mulheres, adolescentes, crianças, idosos e LGBTQIAP+. Entre as novas ocorrências registradas, 84% das vítimas são do sexo feminino.

Inaugurado em 2019, o 'Família Segura' é um programa voltado à prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar na cidade, que conta com uma equipe de profissionais especializados, formada por psicólogos e assistentes sociais, para realizar atendimento adequado às vítimas. No local, também é possível fazer denúncias e tirar dúvidas.

"Mesmo tendo realizado um número expressivo de atendimentos em 2021, essa não é a única frente em que atuamos. Nosso principal objetivo é capacitar toda a rede de serviços do município para que, ao compreender o grande problema que é a violência doméstica, todos os equipamentos sejam porta de entrada qualificada para bem atender as vítimas", explica Suellen Borrett, coordenadora do programa, em Jacareí.

SOBRE AS VÍTIMAS
Entre as novas ocorrências registradas, 84% das vítimas são do sexo feminino. A violência sexual corresponde a 40% dos casos, seguida da psicológica, com 38,6%, e da física, com 27,1% (há casos em que se registra mais de um tipo de violência).

Ainda em relação ao perfil das vítimas, cerca de 35% são crianças, 31,5% são mulheres e pouco mais de 26% são adolescentes. Os idosos aparecem na sequência, representando cerca de 7% dos casos, junto com o público LGBTQIAP+, com menos de 1%.

Região oeste predomina em
relação a casos de violência

A maior predominância de casos de violência doméstica, registrados em 2021 pelo Programa 'Família Segura', em Jacareí, é na região oeste da cidade, com mais de 37% das ocorrências. Na sequência está a região central, com mais de 24%, seguida das regiões leste, com 20%, sul, com pouco mais de 9%, e norte, com 7,5%. Os casos ocorridos em outras cidades, mas registrados em Jacareí, correspondem a cerca de 1% do total.

PATRULHA MARIA DA PENHA
A 'Patrulha Maria da Penha' é uma parceria do Programa 'Família Segura' com a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí. Equipes da Guarda Civil Municipal realizam rondas periódicas em locais com maior incidência de casos de violência doméstica. Somente em 2021, foram realizadas mais de 8 mil rondas, que foram responsáveis por detectar 45,7% dos casos de violência doméstica registrados no município.

Além disso, a mulher que se sentir em situação de perigo pode acionar a escolta da GCM voltada, especificamente, para a violência doméstica pelo telefone (12) 3955-9180, que é o mesmo do Família Segura.

SERVIÇO
O Programa 'Família Segura' fica localizado na Av. Major Acácio Ferreira, 432, Centro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 07 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection