[[date:%A, %d %B %Y]]

Teste seu candidato

Teste seu candidato

Um olhar mais atento aos números acima provoca indagações interessantes

Os 171.850 eleitores de Jacareí estão convocados para escolher prefeito, vice, e vereadores que serão responsáveis pelo destino da cidade nos próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2021. Houve aumento de 5,91% dos votantes em relação à última eleição municipal (2016) e 0,51% se comparados às eleições gerais de 2018. A quantidade de mulheres aptas a votar, 90.393 (52,61%) supera os 81.457 de homens (47,39%).

Um olhar mais atento aos números acima provoca indagações interessantes. Houve um aumento em mais de dez vezes de votantes, quando comparado à eleição de 2016. Porém, o crescimento maior deu-se no pleito intermediário de 2018 (5,91%). Deste até 2020 foi de 0,51%.

Deve-se tal diferença ao desejo de mudar o quadro político de então?! Desejo este menos acentuado agora?! As eleições gerais atraem mais que as municipais?! Seja qual for a resposta, é evidente que o eleitor tem reações ativas ao quadro político.

A necessidade de você manter-se alerta a esses detalhes – e outros como o número grande de candidatos, muitos sem a menor chance de serem eleitos; pessoas desconhecidas concorrerem com 'medalhões' a uma vaga na Câmara; pessoas sem o mínimo conhecimento de como funcionam os poderes ao qual se aventuram pertencer etc. – é para fugir das tramas implícitas no processo eleitoral com a única intenção de confundir.

Experimente perguntar, a quem lhe pedir o voto, algo semelhante a: 'Qual sua proposta para o município enfrentar o pós-pandemia durante seu mandato? ' A resposta poderá revelar um total desconhecimento das atribuições de um prefeito, vice ou vereador ou, na melhor das hipóteses, mostrar um plano exequível que demonstrará o respeito que o pretendente tem por você. Em ambos os casos as manifestações valorizarão seu voto. Mostrará com quem você pode contar para dias melhores; ou de quem você deve manter-se o mais distante possível.

Uma grande oportunidade para começar a saber tudo isso são as 'lives' com todos os concorrentes, que o Diário de Jacareí promoverá em sua página no Facebook e canal do Youtube, a partir do dia 28/09 (ver matéria nesta edição).

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection