[[date:%A, %d %B %Y]]

Sabe quem vem lá?!O trem!

Editorialmobilidade urbana

Sabe quem vem lá?!O trem!

Jacareí não tem parada prevista no projeto inicial, porém é impossível negar os benefícios indiretos que terá. 

A euforia do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), demonstrada ao anunciar, na tarde de quinta-feira (29), o grupo vencedor da concorrência para a concessão da malha ferroviária de passageiros, que vai ligar municípios paulistas estratégicos, não foi única. Também ocorreu em maior ou menor escala praticamente em todas as cidades beneficiadas, e até mesmo nas que não constam diretamente do projeto. Vão ser ligadas por ferrovias de última geração inicialmente Capital/Jundiaí/Campinas e, provavelmente, Capital/Santos (roteiro que não estava cogitado até então).

Em seguida, as próximas da fila para início imediato de estudos de viabilidade vão ser São José dos Campos/São Paulo, o que vai diminuir drasticamente o tráfego pesado da Rodovia Presidente Dutra em nosso 'pedaço', despertar saudosismos nos antigos habitantes do Vale do Paraíba e, de quebra, incrementar por aqui o turismo ferroviário.

Jacareí não tem parada prevista no projeto inicial, porém é impossível negar os benefícios indiretos que terá. Para isto, um planejamento paralelo para providências afins já pode ser pensado. A Ponte Mário Covas (Terceira Ponte), por exemplo, hoje criticada pelos que dizem 'que liga nada a coisa nenhuma', vai se mostrar utilíssima por ligar bairros da região leste à citada ligação do Pagador Andrade.

Torçamos para que o bem comum seja a prioridade para os envolvidos, e que esqueçamos de vez 'coisas feias' reveladas na segunda metade do século passado, quando o interesse para a implantação maciça dos veículos rodoviários de passageiros gerou, aqui e ali, comportamentos nada republicanos por parte de alguns responsáveis aproveitadores. É levantar e fazer!

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection