[[date:%A, %d %B %Y]]

Plantar batatas no melhor sentido

EditorialDiário de Jacareí, 50 anos!

Plantar batatas no melhor sentido

Investir na juventude pela educação, prática social e cidadania dá resultado 'batata!'

 Existe uma expressão de origem portuguesa bastante usada no Brasil, "vá plantar batatas", mais usada para despachar quem nos apoquenta. Porém, como em Portugal só se usa o verbo 'plantar', para os demais seria 'semear'; o "plantar batatas" tornou-se expressão brasileira. Podemos dizer que por aqui o 'semear' vem embutido no 'plantar' e, no significado amplo, tanto semear como "batata" são símbolos fortes "Semeie o amor que o resultado é batata!", dizemos.

Existem dois projetos "batatas" em execução no distrito de São Silvestre, Jacareí (região oeste de Jacareí), pela Secretaria Municipal de Educação apoiados pela indústria Fíbria estabelecida do bairro.

Um começou em 2017 na escola José Éboli de Lima: "Práticas Sustentáveis", que envolveu, ano passado, 360 estudantes na criação de pomar, horta e plantio de árvores frutíferas, com sistema de captação de águas das chuvas, compostagem de resíduos orgânicos, e outras inovações.

Foi tão bem recebido, que os próprios alunos pediram que fosse feito semelhante ação nas respectivas residências. Nascia assim, em janeiro deste ano, o 'Quintais Produtivos' que já proporcionou colheitas de hortaliças e ervas em quintais e palets (onde o espaço for reduzido). Tudo supervisionado pela direção da escola, agrônomo da Fibria e por uma comissão de moradores que também incentiva a prática aos que ainda não aderiram. Muitos já consomem produtos dessa iniciativa.

Ao mesmo tempo, a Secretaria da Educação vem se mobilizando, por meio do projeto 'Jacareí Cidade Leitora', na tentativa de fazer com que a cidade leia mais. Também apoiado por setores da sociedade. O Diário de Jacareí, que neste 2018 completa 50 anos, incorporou em seu rol de comemorações proativas a ampla divulgação e acompanhamento dessas iniciativas por entender esse ser o caminho da necessária virada social. Investir na juventude pela educação, prática social e cidadania dá resultado 'batata!' No melhor dos sentidos.

É a nossa opinião.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection