Sábado, 29 Agosto 2026

O transtorno da obra e o desafio do depois

Editorialconsequências

O transtorno da obra e o desafio do depois

A partir deste domingo (30), a interdição de um trecho da Lúcio Malta deverá alterar a rotina de todos que circulam pela região. 

Toda obra de infraestrutura provoca algum nível de transtorno. No caso das intervenções previstas para as ruas Dr. Lúcio Malta, Ramira Cabral e Sargento Acrísio Santana, no Centro de Jacareí, não será diferente. A partir deste domingo (30), a interdição de um trecho da Lúcio Malta deverá alterar a rotina de motoristas, comerciantes, moradores e de todos que circulam pela região.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

Os desvios anunciados são necessários para permitir o avanço dos serviços e manter o acesso local. Mas é nesse período que a administração municipal precisa estar atenta ao que acontecerá na prática. Não basta sinalizar as mudanças e indicar rotas alternativas. É preciso acompanhar o trânsito, identificar pontos de retenção, corrigir problemas e, se necessário, ajustar a operação para reduzir os impactos sobre quem precisa passar pelo Centro.

A preocupação ainda deve permanecer depois da obra. A transformação de parte da Rua Sargento Acrísio Santana em calçadão representa uma mudança permanente na circulação de veículos. Se, por um lado, a criação de um espaço exclusivo para pedestres pode contribuir para a valorização e a qualificação urbana da região, por outro, o fluxo que deixará de passar pelo trecho precisará ser absorvido pelas vias próximas.

É nesse ponto que o planejamento precisa ir além da conclusão física da obra. Uma intervenção pode ser considerada bem-sucedida quando, depois de pronta, funciona adequadamente e não transfere problemas de mobilidade para outra rua.

O Diário de Jacareí considera legítimo que obras provoquem transtornos temporários quando existe uma finalidade de interesse coletivo. Mas entende que a população não pode ficar sem respostas diante de eventuais dificuldades surgidas durante a execução ou após a entrega.

A atual administração terá, portanto, duas responsabilidades: conduzir a obra com o menor impacto possível e acompanhar seus efeitos sobre o trânsito depois que o calçadão estiver em funcionamento. O resultado final deverá ser medido não apenas pelo que foi construído, mas também pela capacidade de fazer o Centro funcionar melhor. 
É a nossa opinião.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 29 Agosto 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection