As obras de alargamento da Via Dutra, não nos deixam tranquilos quanto o aumento da circulação de veículos nos próximos anos.
O secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes, anunciou semana passada a assinatura de um termo de compromisso com a Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, que vai permitir a tão solicitada ligação das duas cidades pela região do Parque Meia-Lua.
Além de encurtar em média 20 quilômetros para quem se dirige a vários pontos das duas cidades, há o fato de o novo acesso facilitar a vida de estudantes de Jacareí de duas universidades, Unip e Univap. A maior vantagem, entretanto, é a de milhares de pessoas poderem evitar a movimentada Via Dutra.
Claro que para execução da obra não haveria a necessidade da formalização do citado termo de compromisso, mas para a importância do que ela representa foi boa a iniciativa. É que o progresso não pode esperar mais, pois a região vem crescendo de maneira acelerada. A Prefeitura de São José dos Campos já anunciou a urbanização de um espaço conhecido como 'Campo das Vaquinhas' onde serão construídos cerca de 40 edifícios, cuja circulação de veículos será em muito oportuna por um acesso via 'Limoeiro', o mesmo que também receberá veículos da citada ligação com Jacareí pelo Parque Meia-Lua.
Por sua vez, quem passa hoje pelo novo trecho recém-inaugurado da Avenida Davi Lino, em Jacareí, depara com um espaço da mesma envergadura (se não for maior) à esquerda, onde antes existiu um porto de areia.
As obras de alargamento da Rodovia Presidente Dutra, ora em execução e que ainda vão demorar cerca de dois anos para ficarem prontas, somadas à urbanização do joseense 'Campo das Vaquinhas', não nos deixam tranquilos quanto o aumento da circulação de veículos nos próximos anos. Até porque, no lado de Jacareí aonde se expande a 'nova' Davi Lino o citado espaço também abriga um bom número de vaquinhas. Pode ser um alerta.
É a nossa opinião.