[[date:%A, %d %B %Y]]

O exemplo do rugby e da academia mirim

Editorialcomportamento

O exemplo do rugby e da academia mirim

Uma coisa tem a ver com a outra?! Sim – haverá de ser comprovado um dia para quem entendeu as propostas.

Três atletas do 'Jacareí Rugby' foram convocados, para disputar os Jogos Sul-Americanos 2022, evento que está sendo realizado no Paraguai, neste fim de semana. Se você não pulou este texto logo de início, pode estar se perguntando: 'e daí?!' Mesma indagação que, infelizmente, muitos farão ao ler na página 6 de nosso caderno de literatura, Estação Jacareí, desta semana: noticiamos a iniciativa da criação da 'Academia Literária Mirim da Escola Estadual Antônio José de Siqueira', do Distrito São Silvestre, iniciativa da direção, professores e alunos.

Uma coisa tem a ver com a outra?! Sim – haverá de ser comprovado um dia para quem entendeu as propostas. Nos dois exemplos temos a confirmação de que investir nas nossas crenças tem muito mais valor do que apenas seguir a maioria.

A época vem a calhar. Acabamos de sair de uma eleição nacional em que o 'efeito boiada' – votar em quem a maioria parece propensa a votar – predominou, mas saiu abalado. As urnas confirmam em larga escala as críticas sobre números apontados pelas pesquisas de opinião. Também indicam que, apesar da má repercussão – inclusive com ameaça de CPI –, o mesmo fato deverá se repetir até o final do segundo turno eleitoral.

Entretanto, 'não há mal que sempre dure'. Também ficou evidente existirem os eleitores campeões de 'rugby do voto' – apoiam o que lhes dita a consciência cívica; existem, igualmente, os professores e alunos das 'academias literárias das zonas eleitorais brasileiras', dispostos a 'ler' o cenário cívico do Brasil e escrever um futuro digno a todos de boa vontade.

Por ora, ficamos nos cumprimentos a Matheus Augusto, Matheus Cruz e Lucas Drudi, heróis jacareienses do rugby, e os 'acadêmicos' da EE Antônio José de Siqueira', torcendo para que a 'leitura' que fazemos deles reflita um lento, porém certo, ganho de nossa consciência de brasilidade. Temos ainda muito que 'ler', refletir e 'escrever' no livro do futuro de nossas gerações.

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 03 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection