[[date:%A, %d %B %Y]]

Defesa Civil atualiza ocorrências após chuva que causou estragos em Jacareí

Cidadeestragos da chuva

Defesa Civil atualiza ocorrências após chuva que causou estragos em Jacareí

Levantamento aponta que cerca de 1,5 mil pessoas foram atingidas, com o registro de alagamentos e deslizamentos. 

A Avenida Adhemar de Barros, no prolongamento do Jardim Santa Maria (região norte) ficou completamente alagada durante o temporal. Foto- Divulgação

A Defesa Civil atualizou dados das ocorrências registradas no município, após as chuvas fortes que caíram na noite de domingo (6) e madrugada desta segunda-feira (7), em Jacareí. Levantamento divulgado na tarde de hoje (7) aponta que cerca de 1,5 mil pessoas foram atingidas, com o registro de alagamentos e deslizamentos.

No total, o telefone 199 recebeu 200 chamados de munícipes das mais variadas regiões da cidade, com o registro de 80 pontos de alagamento, 20 de deslizamentos, 15 quedas de muro e cerca de 15 resgates com barco efetuados por equipes do Corpo de Bombeiros.

Não há o registro de vítimas ou pessoas feridas após as chuvas, mas uma residência no bairro Jardim Pitoresco (região oeste), situada em área de encosta, corre o risco de desabar e seus quatro moradores tiveram que ser removidos.

De acordo com a Prefeitura de Jacareí, a Defesa Civil continua em operação nas áreas atingidas para atualizar os números.

Intransitável: cruzamento da Rua Alan Kardec com a Avenida Siqueira Campos no momento do temporal. Foto- Divulgação

PREVISÃO DO TEMPO
Hoje (7) e terça-feira (8), linhas de instabilidades associadas a uma frente fria continuarão criando condições para precipitações constantes em toda a região de Jacareí, com elevados acumulados no decorrer das horas. Além do predomínio de nebulosidade no decorrer de todo o dia, o que pode influenciar em pouso e decolagem. As informações são do Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e foram divulgadas pela Prefeitura.

Já na quarta-feira (9) e quinta-feira (10), os dias serão mais estáveis, uma vez que a frente fria já vai estar afastada do Estado de São Paulo. Não há risco para chuvas mais persistente, apenas isoladas. Nestes dias, a nebulosidade será variável no decorrer das horas e afetará menos, se comparado com o dia anterior.

Chuvas provocam pane em
estações de abastecimento


As fortes chuvas que caíram em Jacareí, entre o fim de tarde de domingo (6) e a madrugada desta segunda-feira (7), provocaram pane em estações de abastecimento de água na cidade e atingiram ao menos 1,5 mil pessoas, segundo levantamento preliminar da Defesa Civil. De acordo com o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto -, alguns sistemas eletromecânicos das estações foram afetados.

A autarquia informa que o abastecimento de água dos bairros Villa Branca, Rio Comprido, Jardim Califórnia, Jardim Primavera, Jardim Vera Lúcia, Vila Lopes, Jardim Marcondes, Jardim Luiza, Jardim Dora e região poderá oscilar ou ser interrompido, nesta segunda-feira (7). A normalização completa dos sistemas de água se dará até o final do dia.

O SAAE pede à população que economize água até o completo restabelecimento do sistema. Em casos emergenciais, os munícipes podem entrar em contato com o SAAE por meio do 0800 725 0330.

CHUVAS
Bombeiros foram chamados para resgatar moradores que ficaram ilhados com o volume de água, como é o caso do Jardim Luiza, na região leste da cidade. Não há o registro de que pessoas ficaram feridas em razão disso, mas muitas delas, que tiveram suas residências invadidas pelas águas, perderam praticamente tudo.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection