Segunda, 30 Março 2026

Jacareí ganha destaque nacional em políticas para uso da bicicleta

EditorialBicicleta Brasil

Jacareí ganha destaque nacional em políticas para uso da bicicleta

O projeto 'A Cidade é Nossa Ciclovia - Uma Jacareí em Transformação', foi selecionado entre mais de 420 cidades inscritas. 

Premiação avaliou desempenho entre mais de 400 cidades brasileiras. Foto- Zack Stencil/MCID

Jacareí conquistou o primeiro lugar no Prêmio Bicicleta Brasil 2025, na categoria Poder Público – Desenvolvimento. O reconhecimento foi entregue na última quarta-feira (25), em Brasília, e destacou iniciativas voltadas à mobilidade por bicicleta no município.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

O projeto premiado, 'A Cidade é Nossa Ciclovia - Uma Jacareí em Transformação', foi selecionado entre mais de 420 cidades inscritas em todo o país. A categoria avalia o desempenho dos municípios na implementação de políticas públicas voltadas ao uso da bicicleta, considerando critérios como expansão da infraestrutura, integração com outros modais de transporte e segurança viária.

Município ampliou rede cicloviária e reduziu mortes de ciclistas nos últimos anos. Foto- Arquivo/PMJ

MALHA CICLOVIÁRIA
Nos últimos anos, Jacareí ampliou significativamente sua malha cicloviária. Em 2016, a cidade contava com cerca de três quilômetros de estrutura destinada a ciclistas. Em 2026, esse número chegou a 41 quilômetros, com a formação de uma rede conectada a diferentes regiões e equipamentos urbanos.

No mesmo período, também houve redução nos registros de mortes de ciclistas. Em 2016, a média era de seis óbitos por ano. Em 2026, esse número caiu para um caso anual, segundo dados apresentados junto ao projeto.

As ações incluem ainda a criação de ciclorrotas, instalação de paraciclos em pontos estratégicos — inclusive próximos a abrigos de ônibus — e a implantação da Área de Proteção aos Ciclistas (APC), voltada à segurança dos usuários.

As medidas fazem parte do Plano Cicloviário Municipal, elaborado a partir de discussões com a população em audiências públicas realizadas entre 2018 e 2019.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 30 Março 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection