[[date:%A, %d %B %Y]]

Aposentadoria, contação e samba

Editorialcotidiano

Aposentadoria, contação e samba

No geral, durante a vida ativa, cada indivíduo tem a sensação de ser o único capaz de exercer determinada atividade.

Um dos casos emblemáticos do qual se tem registro, ao se falar em aposentadoria do trabalhador, é o provocado quando ela acontece logo após a interrupção da rotina de trabalho. Passados os primeiros meses do 'desligamento' é comum a muitos sentirem 'uma espécie de vazio' provocado pela falta das ações até então praticadas no ambiente do emprego.

No geral, durante a vida ativa, cada indivíduo tem a sensação de ser o único capaz de exercer determinada atividade, seja ela qual for, na vaga específica da profissão que ocupa. Quando para, é como se lhe fosse 'arrancado' uma 'propriedade adquirida' por anos de labuta, e coisas do tipo.

Daí a importância de iniciativas como a do 'Legado', programa de 'pré-aposentadoria' do IPMJ – Instituto de Previdência Municipal de Jacareí, (matéria nesta edição) que prepara o servidor para enfrentar com naturalidade a nova fase da vida. Iniciativas assim deveriam ser oferecidas a toda população que – inclusive – poderiam incutir no beneficiado uma visão mais relevante da que se tem hoje das vantagens da aposentadoria. Uma destas, a de poder realizar de maneira correta e exequível a expectativa alimentada pelo trabalhador.

Outra boa notícia é a de que Jacareí, além de 'Cidade Leitora' e 'Cidade Escritora', pode tornar-se também 'Cidade Contadora de Histórias'. Já há diversas ações nesse sentido para que a poderosa auxiliar do aprendizado infantil (inclusive para a saúde mental), também seja amparada oficialmente.

Já na cidade de São José dos Campos está praticamente acertada na rede municipal de ensino a introdução da contação de histórias a partir deste ano nas escolas municipais. Isto já é realidade em parques e outras áreas de lazer. Portanto, 2013 promete ser um ano que pode marcar o início de grandes realizações para o setor cultural nessa faixa.

Aproveitamos a oportunidade para cumprimentar a escola de samba Unidos do Álcool, vencedora do desfile no domingo (19), tornando-se tricampeã do Carnaval de Jacareí.

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 03 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection