Sábado, 13 Julho 2024

A difícil arte de esperar

Editorialpolítica

A difícil arte de esperar

O curioso é que tais fatos sinalizaram existir de verdade o tal 'quarto poder' que decide além do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.  

Continuamos vivendo o desenrolar de mais alguns fatos dos que andam nos pegando de surpresa o tempo todo, principalmente em se tratando da governança local – reflexo do país como um todo. Referimo-nos ao 'devolve-não-devolve' da Santa Casa de Jacareí para a irmandade fundadora, depois de anos de intervenção pela Prefeitura. 'Não devolve', pelo menos por enquanto (mais um ano, talvez), foi a decisão final – conforme você pode inteirar-se em matéria publicada na última terça-feira (18), em primeira mão, e atualizada nesta Edição Digital, pelo Diário de Jacareí.

Ponto para o presidente do Legislativo, vereador Abner Rosa (PSD), que para garantir a vitória do grupo contrário à devolução do hospital usou a estratégia de 'trancar a pauta', isto é, não colocar para votação dos demais vereadores a matéria enviada para a Câmara. No caso, o projeto do prefeito Izaias Santana que acabaria com os mais de 20 anos da dita intervenção.

O curioso é que tais fatos sinalizaram existir de verdade o tal 'quarto poder' que decide além do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. No presente caso, o presidente da Câmara deixou isto claro ao não colocar o projeto para apreciação dos seus pares; o Judiciário que negou o recurso apresentado pelo Executivo (Izaias tinha apresentado recurso para que o projeto seguisse curso normal, porém a juíza do caso não concedera liminar).

Topamos o tempo todo com situações semelhantes país a fora, e de difícil solução dada às inúmeras filigranas jurídicas que surgem para justificar o que antes parecia injustificável. Como existem 'ajeitamentos' para tudo no Brasil, achou-se um caminho para o caso, mas não sem antes provocar decepções nas partes envolvidas.

Finalmente, estar em controvérsia é milenar: no capítulo 29 do respeitável livro 'Provérbios', está escrito: 'quando os injustos governam, os erros se multiplicam; mas os justos verão a ruína dos injustos'; difícil é esperar.

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 13 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection