Domingo, 01 Março 2026

Perguntas à testemunha

Perguntas à testemunha

A testemunha deve se comprometer a falar somente a verdade e responder objetivamente o que lhe for perguntado.

O grande evento ou fasto da fase probatória processual é a audiência de instrução, que servirá normalmente para colheita da prova testemunhal, uma vez consumada e dirimida circunstancial contradita.

A primeira providência a ser adotada pelo Juiz de Direito é marcar a solenidade do ato. Depor é coisa séria, envolve responsabilidade grave e tem consequências jurídicas.

A testemunha deve se comprometer a falar somente a verdade e responder objetivamente o que lhe for perguntado. Seu compromisso é com o esclarecimento dos fatos, não agradar qualquer interessado.

O Magistrado deve ainda emitir o seguinte alerta judicial expresso: quem mentir, ocultar ou falsear a verdade poderá ser processado por crime de falso testemunho.

Aí sim a audiência de instrução para colheita da prova testemunhal está pronta para ter efetivo início. A inquirição é direta - as perguntas serão formuladas pelos advogados das partes diretamente à testemunha.

Quem começa a questionar é o Advogado que arrolou a testemunha. Em seguida, é dada a palavra ao colega que advogar para a parte contrária. A qualquer tempo, o Juiz pode intervir e fazer perguntas.

Embora a tomada do depoimento siga o modelo de inquirição direta, o Juiz não deixa a rédea correr solta. Interrogações que visem a induzir a resposta devem ser indeferidas por ele, que preside o ato.

Também devem ser indeferidas pelo Juiz as perguntas que não tiverem relação com as questões de fato discutidas no processo e que o depoimento objetiva esclarecer.

Além das perguntas 'nada a ver', também não serão aceitas pelo julgador as repetidas ou de teor já respondido, pois se deve primar pelos princípios da economia e da efetividade processual.

Testemunha não é cachorro. Ostenta dignidade de pessoa humana e deve ser respeitada como tal. Tem de ser tratada com urbanidade, sem perguntas ou considerações impertinentes, capciosas ou vexatórias.

As perguntas que, porventura, o Juiz indeferir fundamentadamente serão transcritas no termo, se a parte o requerer. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 01 Março 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection