Sábado, 13 Julho 2024

O curupira é nosso!

O curupira é nosso!

Lá no tempo do guaraná com rolha, São José de Anchieta mencionou-o em seus escritos, referido com temor pelos índios de São Vicente. 

O curupira é uma personagem do folclore brasileiro, que vive no embrenhado das florestas. Garoto com cabeleira de fogo, provindo da Amazônia, com seus pés para trás a confundir os caçadores malvados, aterroriza e cancela impiedosamente o CPF dos desmatadores.

Lá no tempo do guaraná com rolha, São José de Anchieta mencionou-o em seus escritos, referido com temor pelos índios de São Vicente. Também é conhecido como caipora.

Entretanto, pelo jeito, e as estatísticas não mentem, o caipora anda pouco pela Mata Atlântica. Essa densa vegetação, que deveria cobrir 15% do território nacional, hoje é apenas uma sombra verde do que já foi. Resta-lhe somente 24% da cobertura original. E floresta a valer, só metade disso.

Jacareí, contudo, que já foi Atenas Paulista, Cidade do Biscoito, Capital da Cerveja, dentre outros títulos, é exceção que foge à trágica regra e agora pode ser considerada, por excelência, a Terra da Mata Atlântica.

No ano 2000, no limiar do século atual, a Mata Atlântica cobria 7% do território municipal. Década a década, a hileia veio a crescer e, desde 2020, ocupa quase 20% do solo afonsino. Praticamente se triplicou a flora nativa.

O curioso é que Jacareí foi a única municipalidade vale-paraibana que apresentou esse progresso ecológico. As prefeituras vizinhas vivem um drama. A região é a que mais sofre com o desmatamento, no ranking paulista, juntamente com o Litoral Sul.

Mais uma vez a Terra de Antônio Afonso e José Maria de Abreu demonstrou ser o mais avançado posto civilizatório do eixo RJ-SP, exemplo para o Brasil inteiro em preservação e regeneração ambiental, ao longo de governos locais dos mais variados matizes políticos.

Se um dia os versos parnasianos de Osório Duque Estrada cantarolaram que 'nossos bosques têm mais vida, nossa vida em teu seio mais amores', mais do que nunca caíram como uma luva para esta população amiga da Natureza. Sem dúvida: o curupira é nosso! 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 13 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection