Sábado, 13 Julho 2024

Não só casamenteiro

Não só casamenteiro

A Igreja de Santo Antônio, no centro da Pauliceia, mais especificamente na Praça do Patriarca, é a mais antiga remanescente de São Paulo.

Uns o chamam de Santo Antônio de Pádua; outros, de Santo Antônio de Lisboa. A divergência dá-se pelo lugar de nascimento ser diverso daqueloutro do exício.

Nasceu na Capital portuguesa, talvez em 1195, e morreu quase 37 anos depois, na região de Veneza, hoje território italiano. Só que sua graça não era Antônio, mas Fernando.

Adotou Antônio como nome religioso e foi canonizado menos de um ano depois do falecimento, como padroeiro das mulheres grávidas, dos pobres, casais, oprimidos e dos buscadores de objetos perdidos.

Curou instantaneamente um menino paralítico só fazendo nele o sinal da cruz. Doutra feita, de noite, um hóspede viu-o embalar o menino Jesus, por isso sua imagem ostenta um bebê no colo.

Foi grande pregador da palavra de Deus, considerado Doutor da Igreja desde 1946, devotíssimo de Nossa Senhora, contemporâneo de São Francisco de Assis e conhecido como 'O Martelo dos Hereges', por sua teologia ardente.

É dele o feriado mais importante de Lisboa, e todas as igrejas dessa importante metrópole europeia tem uma imagem dele. O poeta Fernando Pessoa nasceu no mesmo dia, em 1888, e seus pais homenagearam duplamente o santo, visto que seu prenome composto completo é Fernando Antônio.

O pãozinho abençoado de Santo Antônio surgiu milagroso. Ele pegara todas as unidades do cesto dos frades para distribuir aos pobres famintos. Mais tarde, à refeição dos religiosos, o recipiente estava cheio novamente, por intervenção divina.

Daí brotou o costume dos devotos brasileiros de guardar no pote de arroz o pão sagrado no Dia de Santo Antônio, a garantir fartura de alimento no lar, o ano inteiro.

A Igreja de Santo Antônio, no centro da Pauliceia, mais especificamente na Praça do Patriarca, é a mais antiga remanescente de São Paulo. Sua data de construção é incerta, mas documentos oficiais indicam que já existia em 1592.

Antes de pulá-la, saiba: a fogueira junina de Santo Antônio simboliza a luz da fé. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 13 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection