A entidade jacareiense realiza anualmente dezenas de campeonatos que mobilizam todos os bairros da cidade.
A Liga Municipal de Futebol de Jacareí é uma instituição praticamente centenária, para padrões afonsinos. Foi fundada por Nicola Capucci e ainda hoje, amparada pela Associação de Clubes de Futebol Amador de Jacareí, ostenta o desprendimento esportivo de seu pioneiro.
A imponente sede da entidade localiza-se na Avenida Pensilvânia, no Jardim Flórida. Já esteve jogada às traças, mas foi recuperada com os esforços da atual diretoria e demais abnegados colaboradores, servindo de espaço comunitário aos praticantes do esporte.
O futebol é a modalidade esportiva mais popular do Brasil, com cerca de 15 milhões de praticantes, o equivalente a quase metade do número de inimigos do sedentarismo em solo nacional. Embora Jacareí se intitule 'Cidade do Basquete', em muito maior quantidade são os boleiros.
A entidade jacareiense futebolista realiza anualmente dezenas de campeonatos que mobilizam todos os bairros da cidade, notadamente os de maior carência econômica. Os torneios abrangem desde tenros petizes até os mais audazes veteranos que ousam desafiar os limites do tempo.
Graças ao futebol amador o meio ambiente ainda não foi totalmente tomado pela sanha imobiliária, preservando-se importantes bolsões de área verde, permeabilidade freática e espaços de sadia convivência comunitária, de baixo custo à Municipalidade.
O futebol amador é o investimento barato que gera incomensuráveis dividendos à saúde da população, prevenindo doenças e espalhando vida aos quatro cantos da urbe. O SUS é ruim, dá prejuízo, mas seria muito pior sem esses heróis anônimos, que com preparo físico desoneram a rede pública.
Por isso, em muito boa hora, louva-se a edição do Decreto Legislativo n° 434/2021, que instituiu a Semana de Comemoração do Futebol Amador e Categorias de Base no Município de Jacareí, de iniciativa e aprovação dos legisladores locais.
A data não passou em branco e foi celebrada, neste ano, com palestra sobre o tema Categorias de Base, no auditório da Câmara Municipal, na última segunda-feira (19), proferida pelo ilustre Professor Marcos Nogueira.