[[date:%A, %d %B %Y]]

A terceira ponte

A terceira ponte

Seria para 10, mas, com uma entrada travada e o viaduto aleijado, a nota final é oito.  

Faz vinte dias que a nova gestão do Presidente Lula da Silva se iniciou e o mundo ainda não acabou, contrariando muitos profetas do apocalipse político. O sucesso momentâneo do terceiro governo dele deu tempo para o governo local finalizar a terceira ponte de Jacareí.

Enquanto em Brasília da Silva e seus quase quarenta Ministros planejam com velocidade estonteante a compra de novas vacinas pandêmicas, artistas consagrados também vão ali babar atrás dos bilhões destinados ao desenvolvimento da cultura.

Já aqui foi homenageado um falecido ex-governador como patrono da ponte que liga a fábrica de cervejas à bica do boi. O público afonsino, principalmente a pé, foi conhecer a comentada e tão esperada obra de engenharia que atravessa o rio.

A ponte em si, na verdade, parece duas: uma para ir e a outra para voltar, ao melhor estilo que já conhecemos do anel viário da vizinha metrópole joseense. Por isso, para melhor conhecê-la, o ideal é fazer duas vezes o trajeto, uma em cada direção.

Da Avenida Malek Assad para a ponte, o motorista deve acessar um complexo de alças de entrada. A estrutura é moderna, mas, devido ao movimento intenso de veículos da rodovia para a cidade, o tráfego encontra menos fluidez e segurança que nas velhas e boas rotatórias.

No aparelho propriamente dito, a vista é deslumbrante, com muito verde no entorno, ar puro, sensação de amplitude, pistas largas, pinturas vivazes e uma bela ciclovia para os apreciadores do pedal. Até as capivaras gostaram da travessia.

A obra, contudo, foi inaugurada parcialmente, é o que se percebe ao chegar na Avenida Humberto de Alencar Castello Branco. Falta finalizar o Viaduto Quasímodo. A saída viária para a Dutra é ideal para os motoristas que gostam de emoções fortes – estreita, tira fina do paredão.

No sentido inverso de trânsito, a entrada da variante para a ponte é bem amigável. No meio do pontilhão, da pista dá para ver o Rio Paraíba do Sul, sempre surpreendente em seus ângulos sinuosos.

Seria para 10, mas, com uma entrada travada e o viaduto aleijado, a nota final é oito. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 03 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection