Clientes e escritórios de advocacia de nossa cidade relatam que seus clientes estão recebendo mensagens fraudulentas.
Desde o início do ano, nosso município tem sido alvo de ataques massivos via WhatsApp, onde golpistas se passam por advogados da cidade de Jacareí. Esse ardil, já antigo e amplamente reconhecido golpe, tem sido aprimorado. Na última semana, várias comunicações de clientes e escritórios de advocacia de nossa cidade relataram que seus clientes estão recebendo mensagens fraudulentas.
O 'modus operandi' dos golpistas se resume em se utilizarem de fotos e nomes de advogados verdadeiros, enviando mensagens via WhatsApp afirmando que o processo do cliente foi procedente. Para receber os valores supostamente ganhos, os clientes são instruídos a depositar valores para cobrir custos como 'imposto de renda', 'pagamento de guias' ou 'pagamento de certidões'. Um aspecto alarmante é que os golpistas possuem os dados pessoais do cliente. Isso se explica pelo fato de que a maioria dos processos são públicos, a menos que estejam em segredo de Justiça, o que facilita o acesso.
A falsa promessa de valores a serem recebidos em juízo faz com que muitos depositem os valores solicitados. Embora esse tipo de golpe ocorra em todo o território nacional, destacamos aqui sua presença em nossa cidade. É interessante ressaltar que os golpes sempre existirão; alguns mal elaborados, outros mais sofisticados. Alguns golpes são facilmente identificados por erros de português, outros não.
Os golpistas geralmente utilizam contas bancárias de 'laranjas', onde o dinheiro transferido via Pix é rapidamente retirado. Contudo, é interessante entrar em contato com seu banco e tentar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Confirme com seu advogado se a mensagem recebida foi realmente. Os golpistas utilizam diversos números de WhatsApp. Nunca acredite que, para receber valores em juízo, você precisa transferir valores para pessoas desconhecidas, especialmente aquelas que não pertencem ao seu advogado ou ao CNPJ da firma de advocacia.
Os golpes via WhatsApp são uma ameaça crescente também em Jacareí. A prevenção e a informação são as melhores defesas.