[[date:%A, %d %B %Y]]

Um tributo aos pioneiros

Um tributo aos pioneiros

O usual e econômico era valer-se das peças vendidas em vários pontos da cidade para que um seleto grupo do ramo montasse os aparelhos. 

Hoje, quando falamos com o mundo em viva voz e imagem em tempo real; quando podemos cursar a faculdade de nossa preferência ou quando compramos e vendemos qualquer coisa sem precisar sair de casa, já começamos a nos esquecer dos pioneiros que enfrentaram todo tipo de adversidade na busca de que Jacareí se alinhasse em tecnologia com o restante do planeta.

Um deles o Filho Brilhante Marcio Abbade, que hoje apenas atende a uma seleta clientela de amigos em sua pequena oficina montada na própria residência, mas que sofreu as agruras do pioneirismo. Ele começou 35 anos atrás numa parceria com o amigo Celso Vasques, em uma sala cedida no escritório de contabilidade do pai Amaury Vasques, na Rua Barão, onde ambos montaram os primeiros computadores que começavam a popularizar-se fora dos escritórios das grandes empresas.

Era 1987, ano da chegada ao Brasil dos computadores em Windows, que em pouco tempo acabariam com o predomínio da plataforma D.O.S. até então existente. O usual e econômico era valer-se das peças vendidas em vários pontos da cidade para que um seleto grupo do ramo montasse os aparelhos.

Foi o Windows o responsável pela popularização das máquinas, justamente pela facilidade de sua manipulação – sem necessidade de programações complicadas exigidas pelas primeiras e D.O.S.

Márcio nasceu em 1958, em São Vicente (SP), e veio morar em Jacareí quando tinha nove anos, acompanhando seu pai, então fiscal do IBC (Instituto Brasileiro do Café). Maior de idade, voltou para o litoral (Santos-SP), para trabalhar em algumas empreiteiras que prestavam serviços à Petrobrás.

Mais tarde, voltou a Jacareí, 'atraído pelos biscoutos aqui fabricados e pela melhor água para fazer cerveja', segundo explica o amigo Vasques. Casou-se com a contadora Cleide, com quem teve quatro filhos. dos quais nasceram quatro netos. Informática para ele hoje é mais 'distração para não perder a prática' e reunir-se com os amigos para se lembrar dos velhos tempos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection