Um benfeitor inesquecível
Dr. Thelmo morreu na mesma Jacareí a que dedicou a maior e mais importante fase de sua vida, em julho de 2011.
Jacareí tem motivo especial para festejar: no último dia 4, comemorou-se o centenário do médico Thelmo de Almeida Cruz, considerado 'o mais humano de nossos prefeitos e pioneiro em avanços da medicina básica da cidade'. Revolucionou o conceito de tratamento de Saúde no município. Dr. Thelmo morreu na mesma Jacareí a que dedicou a maior e mais importante fase de sua vida, no dia 31 de julho de 2011, aos 86 anos.
Thelmo Cruz entregou-se totalmente à profissão que adorava. Antes dele, os médicos de Jacareí tinham condição limitadíssima de medicar pessoas. Sofria-se com doenças de difícil tratamento para a época, principalmente as causadas por contaminação advinda do grande número de portos de areia então existentes.
Assim, eram comuns e graves as doenças respiratórias causadas pela poeira e partículas finas liberadas durante a extração da areia. Problemas respiratórios como asma, bronquite provocavam terror nos trabalhadores dos portos de areia e insegurança total quanto à saúde das famílias deles.
Havia contaminação do solo e da água por metais pesados como chumbo, mercúrio e arsênio que levavam a problemas de saúde igualmente graves, incluindo danos ao sistema nervoso, fígado e rins. Nos locais da extração registravam-se doenças infecciosas, pelo solo contaminado; também eram fartos problemas de saúde mental pela degradação do ambiente.
Tal realidade fixou o médico em Jacareí. Thelmo era natural de Caçapava, município bem menor e menos hostil, mas ele nutria por Jacareí amor e chamamento muito grandes e o desejo de melhorar tal ambiente desastroso. Orientado pelo amigo João Raul, anexou a política aos seus feitos. Mudou para Jacareí em 1953; em 1963 casou-se com Sônia Bonanno; tornou-se vice-prefeito em 1973; prefeito em 1983 e prefeito pela segunda vez em 1993.
Realizou a primeira operação de estômago de Jacareí depois de aperfeiçoar o setor de Saúde; criou o berçário quando reformou a Santa Casa, diminuiu a mortalidade infantil, investiu no saneamento básico, criou na prefeitura as Secretarias de Saúde e a primeira de Meio Ambiente do interior do Estado de São Paulo. Thelmo será lembrado para sempre.
Comentários: