[[date:%A, %d %B %Y]]

Gratidão perene aos ex-combatentes

Gratidão perene aos ex-combatentes

O 'Filho Brilhante' também foi um dos criadores do Clube de Escoteiros 11 de junho e da Guarda Municipal de Jacareí. 

Américo Almeri, Filho Brilhante e ex-pracinha, foi um dos mais ativos participantes da vida jacareiense. Viveu entre nós 9 anos da segunda metade do século passado, quando foi considerado um grande batalhador da vida social. Militar, participara como sargento na Segunda Guerra Mundial, nos anos 1944 e 1945. Em 1956 veio transferido para Jacareí, onde exerceu o cargo de delegado da Junta de Recrutamento Militar do Vale do Paraíba, com jurisdição, além de Jacareí, em cidades como São José dos Campos, Santa Branca, Guararema, Igaratá, dentre outras.

Por ter participado no conflito, Almeri foi logo aceito na associação dos ex-combatentes, já ativa à época. Entrosado entre os companheiros ex-pracinhas, batalhou com garra até conseguir a doação de um terreno em praça central onde seria instalada a sede da associação, hoje denominada Praça dos Expedicionários.

Prosseguindo na luta por esse objetivo, conseguiu doações de materiais do comércio local, que lhe permitiram organizar a oportunidade de lançamento da pedra fundamental para a tão desejada sede própria. Estava consolidada a meta.

Entretanto, logo depois do lançamento Américo foi transferido para fora de Jacareí, mas o legado deixado por ele permitiu o término da construção da sede e do museu da FEB, que permanecem ativos até hoje.

O 'Filho Brilhante' também foi um dos criadores do Clube de Escoteiros 11 de junho, da fanfarra do Trianon Clube e da criação da Guarda Municipal de Jacareí, que ficou famosa com a denominação de "Trovão Azul".

Mês passado, a filha Sidineia Almeri Valentini e o filho Ariovaldo Almeri (foto) estiveram em visita à sede da FEB, na Praça dos Expedicionários quando relembraram os feitos do pai e concederam entrevista ao Diário de Jacareí. O principal objetivo do museu, que no momento passa por revitalização do acervo é manter viva a gratidão aos ex-combatentes que bravamente nos representaram na Itália. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection