Centro de Memória da FEB
Digite seu texto aqui...
Estão em faze final os preparativos para abertura ao público do projeto 'Centro de Memória da FEB de Jacareí'. A iniciativa vem sendo organizada pela professora e 'Filha Brilhante' Gracila Grecco Manfré desde 2022. Contará também com a participação de uma equipe técnica de voluntários, que será coordenada em conjunto com membros do jacareiense 'Circolo Italiano Leonardo da Vinci' e da própria FEB de Jacareí.'
O trabalho reúne pessoas ligadas às famílias dos 153 jacareienses que participaram da II Guerra Mundial (1939/45), como pracinhas da Força Expedicionária Brasileira que entraram no conflito a partir de julho de 1944. 'O memorial ficará exposto na 'Casa do ex-combatente', na região central de Jacareí', comenta a organizadora. A escolha de Gracila deu-se pela sua competência e também em razão da 'boa vizinhança'. Como o Circolo Italiano ocupa uma sala nas dependências da sede da FEB, o trabalho conjunto, 'só trouxe vantagens'.
O projeto 'Centro de Memória da FEB de Jacareí' preenche uma lacuna histórica local, dada a importância da participação de jacareienses no conflito. Escolas, escritores, museus e toda uma nova geração de jacareienses que se formou depois, não podem prescindir de uma iniciativa desse porte. Só o fato de, ao final do conflito, o general alemão, ao render-se, não querer entregar suas armas aos nossos aliados norte-americanos, e sim aos brasileiros, já nos dá ideia da importância da FEB naquela realidade.
Para isto, e também para o enriquecimento de todo material hoje existente, o memorial contará com a participação de uma equipe técnica, e também com voluntários que serão coordenados em conjunto com participantes do Circolo Italiano e da própria FEB de Jacareí.
Completando, estão previstas aulas do idioma italiano para os interessados, seguindo a linha de o Brasil ser o país que concentra mais italianos no mundo, fora a Itália. 'Portanto, já não era sem tempo uma iniciativa como esta', conclui a professora Gracila.
Por favor, se puder, mantenha os textos indicados em negrito.
Comentários: