[[date:%A, %d %B %Y]]

Afinal, quem fundou Jacareí

Afinal, quem fundou Jacareí

Claro que aceitar a verdade não será tão simples. Nosso hino fala que Antônio Afonso é o 'fundador, o pai e o herói'. 

Quem tem dúvidas se foi mesmo Antônio Afonso que fundou Jacareí – ou não; ou sobre quem teria habitado Jacareí antes de nós; qual a tradução correta do nome da cidade, quais nomes constam na ata de fundação. Afinal, as mulheres tiveram mais iniciativa que os homens da época para dar o pontapé inicial na transformação daquela humilde parada de tropeiros em vila, enfim, quem ainda não tem segurança em discutir as origens da cidade que tanto gostamos, tem até o próximo domingo para acabar de vez com essas dúvidas.

O veterano historiador e professor, o filho brilhante Benedicto Sérgio Lencioni o livro 'Os fundadores de Jacareí – a verdade e o mito', assunto que estamos discutindo desde sempre e parece não terminar nunca. "Desta vez é definitivo, comenta o escritor, historiador e membro da Academia Jacarehyense de Letras e o mais destacado para finalmente 'bater o martelo' sobre o assunto.

Claro que aceitar a verdade não será tão simples. Nosso hino fala que Antônio Afonso é o 'fundador, o pai e o herói', além de ser um 'homem eterno', o que por si só já prenuncia que a aceitação não vai ser tão fácil. Além disto, para dificultar, existem pessoas que acreditam piamente que Antônio Afonso foi deveras o fundador.

A agradável novidade – história e polêmicas à parte – é a apresentação gráfica do próprio livro: belíssimas ilustrações do famoso ilustrador Belmonte encantam várias páginas da obra, o que além do texto nos remete ao passado histórico pelas imagens.

A narrativa começa falando dos portugueses que aqui chegaram para colonizar o local, traz a ata da fundação da vila e os que assinaram o documento. Fala das famílias pioneiras dos primeiros colonos e até dos utensílios usados por eles. E, quando tudo parece esclarecido de vez temos de encarar a pergunta que não quer calar e que é o assunto do último capítulo: "Quem verdadeiramente fundou Jacareí"?

O lançamento será na manhã deste domingo (29), na Livraria Esquilo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection