[[date:%A, %d %B %Y]]

Drama anunciado

Drama anunciado

Trama baseada no livro de James Cain, lançado em 1934, filmada outras vezes, em diversos país, com nomes variados, virou até ópera.  

Dos 10 filmes dirigidos por Bob Rafelson, que completaria 90 anos neste mês (morreu em julho passado), Jack Nicholson esteve em 6. 'O Destino Bate à sua Porta' (1981) foi o 4º. A trama, baseada no livro de James Cain lançado em 1934, filmada outras vezes, em diversos país, com nomes variados, virou até ópera. Apenas a versão cinematográfica de 1946 teve o mesmo título, comandada por Tay Garnett.

Na demão de Rafelson, Nicholson é Frank, biscateiro que para no posto de gasolina do grego Nick (John Colicos), onde, após dar mais um de seus pequenos golpes, consegue trabalho e começa a paquerar a fogosa esposa do patrão, Cora (Jessica Lange – lindíssima).

O envolvimento de ambos não tarda e se desenrola a sucessão de degradações morais dos personagens, passados num ambiente 'noir' (a história está na década de 1930): casamento falido, falta de escrúpulo, chantagens, traições, sonhos desfeitos, arrependimentos atrasados, reviravolta e tragédia anunciada. Iludida, a jovem anseia futuro ao lado de Frank, que enxerga nela, por um tempo, somente 'mais um caso'.

Ao também se deixar levar pela emoção-ternura, até mesmo certa piedade, o embusteiro tropeça nas próprias pernas e topa eliminar Nick com ajuda de Cora e, assim, 'herdar' posto e a mulher. Mas as coisas não saem como previsto e o desfecho é dilacerante.

Como em 'Cada um Vive como Quer' (1970), igualmente parceria Nicholson-Rafelson, dilemas dos personagens perpassam por atender ou não expectativas alheias. Esta fita é politizada, a de 81, 'selvagem', digamos assim. Em 'O Destino...' cenas tórridas de sexo entre Nicholson e Lange fizeram muita gente pensar que eram amantes na vida real, tamanha a intimidade, entrosamento.

Na época o ator estava casado com Anjelica Huston, com quem viveria até 1990 (não que ele não pulasse a cerca, mas...). Anjelica, aliás, faz ponta no filme como dona de um circo – Frank vive tem um affair com ela. No fim das contas, o caldo extraído de 'O Destino Bate à sua Porta' é: o crime perfeito inexiste. E o choque provocado com a última sequência nos faz pensar sobre o tempo que perdemos com banalidades. Duração: 122 minutos. Cotação: bom. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection