Por Redação em Sábado, 03 Agosto 2024
Categoria: Cidade

Websérie 'Ofícios' traz emoção e pertencimento aos personagens

Novos episódios mostrarão as profissões de tecelã, canoeiro caiçara e restaurador de móveis em Jacareí. 

A websérie 'Ofícios', produzida pelas equipes da Borandá Audiovisual e do Núcleo Audiovisual de Jacareí, e que está em fase de edição, contou com importantes momentos durante as gravações, trazendo muita emoção e a sensação de pertencimento aos personagens. Quem conta sobre estes sentimentos é Isabela Correia, pesquisadora dos episódios.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

O processo envolveu reuniões criativas, pesquisas documentais e indicações de moradores das cidades retratadas no documentário. Tudo em busca de ofícios populares, tradicionais e autênticos no Vale do Paraíba.
Assim que se levantaram os nomes foram realizadas visitas presenciais para conversar e conhecer cada personagem. E isso se deu também com Antônio Sant'Anna, o Toninho, restaurador de móveis, no bairro Jardim Santa Maria, em Jacareí.

"Essa etapa foi crucial, tanto para a equipe ter uma introdução do possível personagem de 'Ofícios', quanto para o entrevistado conhecer o projeto e estabelecer uma relação de confiança, que, com certeza, faz toda diferença no resultado final do episódio" comentou Isabela.

Atualmente, Toninho conta com grande demanda de trabalho, e é reconhecido em Jacareí pela sua participação na cultura, em feiras de artesanato, e também por seu trabalho artístico com oratórios. Ele foi o personagem escolhido de Jacareí para compor a série. Em outras cidades da região foram documentadas mais duas profissões: a tecelã Gugu, de Caçapava e, em Ubatuba, o renomado canoeiro caiçara Renato Bueno.

SERVIÇO
Websérie 'Ofícios'
A websérie 'Ofícios', que já recebeu vários prêmios, comemora este ano 10 anos de projeto. Nesse período, recebeu várias premiações, entre elas o 'Corvo de Gesso' (2015 - melhor documentário), Mapa Cultural Paulista (2016 - melhor vídeo) e prêmio de melhor documentário pelo júri popular na 3ª edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul-SC. Todo o projeto foi contemplado no edital 20/2023 – Recursos da Lei Complementar 195/2022. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário