[[date:%A, %d %B %Y]]

Vereador aponta irregularidades por hs extras a servidores comissionados

Cidadecontas públicas

Vereador aponta irregularidades por hs extras a servidores comissionados

Prática considerada ilegal, foi apontada em relatório de 2022 do Tribunal de Contas de São Paulo.  

O vereador Luís Flávio (PT) fala na Tribuna da Câmara durante sessão. Foto- Divulgação/CMJ

O vereador Luís Flávio (PT) encaminhou ofício ao prefeito Izaias Santana (PSDB) cobrando providências em relação a pagamentos de horas extras a cargos comissionados em secretarias da Prefeitura Municipal e Fundação Pró-Lar de Jacareí, prática considerada ilegal, e que foi apontada em relatório de 2022 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

A denúncia é baseada no relatório da Corte paulista, que apontou que cargos de secretário municipal, assessoria e diretores de departamentos (todos de livre nomeação do prefeito) receberam pagamentos de horas extras.

As análises das folhas de pagamento foram encaminhadas pela Prefeitura ao sistema AUDESP, que é uma divisão do TCE-SP, criada em 2015, para o processamento eletrônico de dados de órgãos municipais e estaduais, levando informações de interesse fiscalizatório às Diretorias de Fiscalização e Unidades Regionais do Tribunal de Contas.

Na lista do TCE-SP, a qual o Diário de Jacareí teve acesso, consta o apontamento de 27 gratificações ao longo de 2022, que totalizam pouco mais de R$ 32,2 mil, para um mesmo CPF, identificado como sendo de um ocupante do cargo de Diretor de Meio Ambiente. "O entendimento, inclusive do Poder Judiciário, é que cargos de confiança política, comissionados, não podem receber o referido adicional", afirma o parlamentar, que também é advogado militante.

"Em vários casos semelhantes, a Justiça tem decidido pela irregularidade, inclusive determinando, em alguns deles, o ressarcimento recebido indevidamente", completa.

Luís Flávio solicitou ao prefeito a suspensão imediata do pagamento e o ressarcimento aos cofres públicos dos valores recebidos pelos ocupantes dos cargos, "que são de confiança e indicação do prefeito e do seu grupo político", finalizou.

OUTRO LADO
Procurada pelo Diário de Jacareí para comentar o assunto, a Prefeitura de Jacareí não retornou até o momento. Se o fizer, o texto será atualizado.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 23 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection