Terça, 27 Janeiro 2026

Unidades de Saúde de Jacareí orientam usuários sobre cura e controle da doença

CidadeHanseníase

Unidades de Saúde de Jacareí orientam usuários sobre cura e controle da doença

Jacareí alerta para os sinais da doença e destaca que o tratamento é gratuito pelo SUS, 

As equipes de saúde têm trabalhado o tema em grupos, salas de espera, palestras e orientações casa a casa. Foto- Divulgação/PMJ

A conscientização sobre a hanseníase é uma campanha mundial, intensificada no 'Janeiro Roxo', que busca alertar a população para uma doença que, embora milenar e cercada de estigmas, tem cura e controle. Em Jacareí, as Unidades de Saúde estão preparadas para orientar, diagnosticar e tratar os pacientes de forma humanizada e gratuita.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

As equipes de saúde têm trabalhado o tema em grupos, salas de espera, palestras e orientações casa a casa não apenas neste mês, mas durante o ano todo. A secretária de Saúde, Aguida Fernandes, reforça a importância de a população estar atenta aos sinais do corpo para evitar sequelas permanentes.

"Nosso maior desafio ainda é o preconceito e a desinformação. A hanseníase tem tratamento oferecido integralmente pelo SUS e, assim que o paciente inicia, ele deixa de transmitir a doença. O diagnóstico precoce é a nossa principal ferramenta para garantir a cura e evitar que o paciente sofra com incapacidades físicas ou perda de movimentos", afirma a Secretária.

SINAIS E SINTOMAS
A identificação rápida dos sintomas é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Procure a Unidade de Saúde mais próxima se notar:

- Manchas brancas ou avermelhadas com perda de sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;

- Sensação de formigamento, dormência ou "fisgadas" nas mãos e pés;

- Áreas da pele com diminuição de suor;

- Caroços e placas em qualquer parte do corpo;

- Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO
A transmissão ocorre por meio das vias respiratórias (fala, tosse ou espirro) de pacientes que não estão em tratamento. É importante destacar que quem já iniciou o tratamento ou já recebeu alta não transmite a doença.

Como não existe uma vacina específica apenas para a hanseníase, a vacina BCG (aplicada ao nascer) é uma importante aliada, pois aumenta a proteção contra o bacilo. O tratamento no SUS é realizado via oral, através da poliquimioterapia (combinação de medicamentos). Quanto mais cedo o paciente começar, mais rápida é a recuperação.

SERVIÇO
O QUE É A DOENÇA?
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa que afeta principalmente a pele e os nervos. Ela é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Por atingir o sistema nervoso periférico, uma das principais características da patologia é a perda de sensibilidade, o que pode levar a acidentes e ferimentos que o paciente não percebe, podendo evoluir para casos graves e até amputações se não houver cuidado médico. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 27 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection