[[date:%A, %d %B %Y]]

Poupatempo oferece 11,5 mil vagas para novo mutirão de CNH

Geralhabilitação

Poupatempo oferece 11,5 mil vagas para novo mutirão de CNH

Ação, no sábado (26), é a oportunidade para motoristas com documentos vencidos em dezembro de 2022. 

A partir desta quarta-feira (23), o agendamento para as mais de 11,5 mil vagas já está disponível nos canais digitais. Foto- Governo de SP
Os motoristas que precisam renovar a Carteira Nacional de Habilitação até o fim de agosto podem aproveitar o mutirão deste sábado (26), promovido em parceria com o Detran-SP para realizar o serviço de forma presencial nos postos do Poupatempo de todo o Estado. A partir desta quarta-feira (23), o agendamento para as mais de 11,5 mil vagas já está disponível nos canais digitais.

Nos mutirões desse ano, as unidades do Poupatempo contabilizaram 152 mil atendimentos, sendo 8,6 mil só no último sábado (19). Em 2023 foram 2,3 milhões de solicitações concluídas para renovação de CNH, entre serviços presenciais e eletrônicos.

AGENDAMENTO
Além de obrigatório é feito gratuitamente nos canais oficiais – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online e realizar exame médico na clínica indicada. O novo documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH.

Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. O exame é válido por dois anos e meio para quem tem menos de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para aqueles com 70 anos ou mais. O condutor também pode solicitar a mudança de categoria nos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Até 31 de agosto é a última oportunidade para os motoristas com as CNHs vencidas em dezembro de 2022 e que tiveram prazo estendido de renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

RENOVAÇÃO DA CNH
Desde o início de 2023, condutores com vencimento da CNH ao longo do ano precisam seguir o cronograma habitual de renovação, conforme a data prevista em cada documento.

E tem novidade a partir de agora, de acordo com regulamentação do Detran-SP. A renovação da CNH com prazo antecipado de 30 dias antes do vencimento deixou de existir. Os condutores, porém, continuam com prazo máximo de até 30 dias após vencimento para regularizar a situação do documento.

COMO RENOVAR
Basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda o exame médico em uma clínica credenciada indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão desta modalidade na CNH também precisa passar por avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital. Ela tem a mesma validade do documento físico e fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado nos canais eletrônicos do Poupatempo e do Detran-SP.

Para consultar os endereços e horários, basta acessar: www.poupatempo.sp.gov.br. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection