Partido espera saída de vereador do PSDB para lançar Rodrigo Salomon como pré-candidato a prefeito em 2024.
O PSD de Jacareí anunciou nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, o registro de uma nova direção executiva municipal. O ato foi publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 25, oficializando a composição.
De acordo com Henrique Alberto da Silva, que passa a ser o presidente do partido em Jacareí, a nova executiva conta com o apoio do presidente nacional da legenda e secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, e de seu líder regional, o vice-governador Felício Ramuth.
De acordo com Henrique, a missão é conduzir o PSD nas eleições municipais de 2024. "O partido terá candidato próprio ao executivo municipal, deixando assim a base de apoio do atual governo do prefeito Izaias Santana (PSDB)", afirmou.
Atualmente, o partido tem o vereador Paulinho do Esporte e o secretário de Desenvolvimento Arildo Batista, entre os que apoiam a atual administração.
Henrique Silva é chefe de gabinete do vereador Rodrigo Salomon na Câmara Municipal de Jacareí. Salomon trava na Justiça uma luta contra a atual legenda para deixar o PSDB sem perder o mandato, antes da 'janela' eleitoral de abril do ano que vem.
EXECUTIVA
A nova composição da executiva municipal do PSD conta com onze membros, sendo que além de Henrique Alberto da Silva (presidente), o Coronel da Reserva da PM, Relder Sandro de Souza Fialho, assumirá a vice-presidência.
Izaias: 'quem importa da
legenda, ficará conosco'
Procurado pelo Diário de Jacareí para comentar o assunto, o prefeito Izaias Santana (PSDB) disse que nenhum membro da nova executiva do PSD está no governo municipal. "Eles vão levar a sigla, mas as pessoas, que é o que importa, ficarão conosco", comentou.
Quanto ao vereador Rodrigo, Izaias explica que o parlamentar já pediu autorização para sair do PSDB e a executiva municipal já autorizou. "Pena que ele preferiu pedir 'autorização judicial' para deixar o PSDB e não perder o mandato, que é do partido, como define a Constituição".
Na ação, em despacho datado de 04 de outubro deste ano, o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e relator do processo, Cotrim Guimarães, entendeu que não há 'motivo ou justa causa para decidir em questão em liminar' e determinou que vereador Salomon aguarde o julgamento do mérito da causa.
SECRETÁRIO
Titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e filiado ao PSD, o ex-vereador Arildo Batista disse ao Diário de Jacareí que o grupo atual que apoia o governo Izaias na prefeitura, deixará a legenda e em breve anunciará 'uma nova casa'.
"Diante da mudança da executiva e com a impossibilidade de composição com governo atual, não seria coerente o grupo de filiados, hoje, ao PSD, continuar no partido. Assim já é certo a nossa saída para outra sigla, a ser definida pelo grupo", finalizou.