[[date:%A, %d %B %Y]]

Sindicato propõe à Câmara projeto para proibir fechamento da Chery

Cidademobilização

Sindicato propõe à Câmara projeto para proibir fechamento da Chery

Projeto também pede o reconhecimento da montadora como sendo de interesse estratégico para a região.

Vista interna da linha de produção de veículos na Caoa Chery, em Jacareí. Foto- Arquivo/PMJ

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região protocolou na Câmara Municipal de Jacareí uma proposta de projeto de lei para proibir o encerramento das atividades da Caoa Chery na cidade. O documento deu entrada na Casa Legislativa na segunda-feira (9).

De acordo com a entidade, o projeto também pede o reconhecimento da montadora de origem chinesa como sendo de interesse estratégico para o desenvolvimento da região. "Cobra, ainda, a exigência de contrapartida aos benefícios tributários recebidos pela montadora na sua fase de implantação, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Além das 480 demissões previstas, o fechamento da fábrica levará a perda de R$ 53 milhões anuais em massa salarial, segundo levantamento realizado pelo Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos, o Ilaese.

JUSTIFICATIVA
O argumento da empresa para o fechamento da fábrica é a retirada de linha do modelo Tiggo 3X e a importação dos modelos Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro, que antes eram fabricados em Jacareí. A montadora argumenta ainda que a unidade passará por uma modernização para a produção de carros elétricos, que começaria apenas em 2025. O Sindicato defende que a produção do Arrizo deve permanecer em Jacareí.

REUNIÃO
Representantes do Sindicato e da Caoa Chery reuniram-se nesta terça-feira (10), às 14h, para discutir a situação dos trabalhadores da fábrica em Jacareí. Ainda não há informações sobre o que foi decidido nesse encontro.

Antes da reunião, o Sindicato informou que levaria para a mesa de negociação a proposta de licença remunerada e layoff com estabilidade no emprego, já aprovada pelos trabalhadores.

Uma nova assembleia acontecerá nesta quarta-feira (11), na subsede da entidade, em Jacareí, às 8h, quando será apresentado oficialmente o resultado da reunião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection