[[date:%A, %d %B %Y]]

Projeto utiliza a arte do muralismo para evidenciar a luta pelo fim da escravidão

Cidade'Em busca da liberdade'

Projeto utiliza a arte do muralismo para evidenciar a luta pelo fim da escravidão

Foram 100 metros de intervenção e mais de dez artistas responsáveis pela elaboração das pinturas.  

Mural 'Em Busca da Liberdade' no muro da EMEF Adélia Monteiro, no bairro Campo Grande. Foto- Breno Cobra/Lucas Lourenço

Inspirado no livro 'Em busca da liberdade', de Andressa Capucci e Tatiana Baruel, o projeto que leva o mesmo nome da obra literária coloriu as ruas do bairro Campo Grande, na região sul de Jacareí. Foram 100 metros de intervenção e mais de dez artistas do Vale do Paraíba responsáveis pela elaboração das pinturas que retratam a luta de pessoas negras pelo fim da escravização no município.

O projeto foi desenvolvido pela sociedade civil, em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy, por meio de uma Emenda Parlamentar da deputada Leci Brandão. A proposta surgiu em 2018, mas, devido à pandemia, foi reformulada para 2022.

O novo formato presencial adicionou um caráter ainda mais artístico e contemporâneo, com o objetivo de impactar e refletir a identidade do próprio território por meio das obras sobre liberdade e ancestralidade. A Escola Estadual José Simplício e a EMEF Adélia Monteiro, ambas localizadas no bairro Campo Grande, participaram ativamente, cedendo os muros para as obras e aderindo à visita ao projeto como atividade pedagógica para os alunos.

SELEÇÃO
Dezesseis artistas, muralistas e grafiteiros, foram selecionados por meio de um edital para a elaboração criativa e produção das obras. No total, 17 murais foram entregues à comunidade, representando artes que refletem a resistência e as inúmeras narrativas negras na sociedade.

"Procurei retratar a Dandara dos Palmares e figuras de indígenas fotografadas por Sebastião Salgado. Sempre tento beber dessas fontes, de outras expressões artísticas", afirma Mariana Teles Feitosa, artista visual.

Mariana Teles Feitosa, artista visual, é de Aracaju, SE. Em Jacareí, teve a oportunidade de conhecer e compartilhar com as pessoas da cidade, o que para ela é um dos maiores ganhos: trocar experiências com quem vive no município. Em sua obra, retratou a resistência dos povos africanos e originários, além dos diversos atravessamentos que ocorrem em sua vida como mulher afro-indígena.

"Estamos usando o dinheiro público para devolver para a cidade uma atividade que constrói algo", comenta Douglas Reis, artista visual. Para Douglas, integrante do duo Antúrio do Vale do Paraíba, o projeto 'Em Busca da Liberdade - Narrativas Afro-Urbanas' é um exemplo efetivo de como podemos potencializar a arte por meio do investimento público, devolvendo para a cidade ações que podem fazer diferença nas comunidades.

BUROCRACIA
Betinho Zulu, coordenador geral do projeto, enfatiza os desafios burocráticos de produzir arte urbana, como autorizações, investimento e materiais. No entanto, relembra o quanto isso foi importante para amadurecer o projeto e transformar a iniciativa em um edital que impactou centenas de moradores. Todas as artes foram finalizadas em outubro de 2023. A inauguração aconteceu neste mês de janeiro, quando o mural 'Em Busca da Liberdade' foi entregue para a comunidade.

Para Maicom Gomes, liderança do bairro Campo Grande (CDHU), as artes desenvolvidas pelo projeto impactam o território e proporcionam reflexões sobre identidade, respeito e cultura. "[...] A arte urbana tem o poder de transformar e revitalizar muros e obras degradadas pelo tempo, transformando em lindas obras de artes, que nos trazem reflexões positivas no dia a dia", comenta. 

Betinho Zulu, coordenador geral do projeto, e Douglas Reis durante a pintura em muro de escola no Campo Grande. Foto -Breno Cobra/Lucas Lourenço
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection