[[date:%A, %d %B %Y]]

Projeto da GCM orienta alunos sobre como agir em situação de emergência

CidadeSegurança

Projeto da GCM orienta alunos sobre como agir em situação de emergência

Novo trabalho tem como proposta orientar os alunos a identificar emergências e saber para quem ligar na hora de pedir ajuda 

Palestra do projeto 'Semeadores da Paz' realizada em 2019, antes da pandemia de Covid-19. Foto- Arquivo/PMJ

O Projeto 'Semeadores da Paz', da Guarda Civil Municipal de Jacareí, retomou suas atividades nas escolas municipais de Jacareí. Com o tema 'O Que Fazer e Para Quem Ligar em Caso de Emergências?', o novo trabalho tem como proposta orientar os alunos a identificar situações de emergência e saber para quem ligar na hora de pedir ajuda.

Além disso, reforça-se quais são as instituições que realizam atendimentos de emergências, como Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Civil, Polícia Militar e Defesa Civil e seus respectivos telefones.

O público-alvo das palestras são alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. "Trabalhamos com os alunos nessa faixa etária justamente para que as próprias crianças ajudem a propagar a orientação, espalhando as informações para os colegas, primos e irmãos", diz a GCM Simone Regina Silva Costa, integrante e palestrante do projeto.

NÚMEROS
A Guarda Civil de Jacareí fez um levantamento de alguns índices para reforçar a importância da prevenção. "De março a outubro de 2019, foram realizados 18.525 atendimentos com crianças e adolescentes de até 15 anos, pelo SUS, vítimas de acidentes domésticos. No mesmo período em 2020, ano de início da pandemia da Covid-19, o número subiu para 39.285, um aumento de cerca de 112% (dados do Ministério da Saúde divulgados pela Revista Crescer, em 13 janeiro de 2021)", informa.

As palestras expositivas, que duram em média 40 minutos, são realizadas pelos agentes da Defesa Civil, que distribuem materiais informativos como gibis e livros para colorir e divulgam o trabalho da instituição. Durante o evento, os alunos podem interagir com perguntas e comentários.

O PROJETO
O Projeto 'Semeadores da Paz' é uma iniciativa da Guarda Civil Municipal de Jacareí, vinculada à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, sob a coordenação do guarda civil Marcel Gonzales Silva, atual supervisor de projetos do Centro de Ações Preventivas – C.A.P. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection