[[date:%A, %d %B %Y]]

Programa de artesanato promete estímulo e a capacitação do setor

Cidadegeração de renda

Programa de artesanato promete estímulo e a capacitação do setor

Artesãos de Jacareí poderão se cadastrar. Programa inclui cursos, oficinas e oportunidades em feiras e eventos. 

Venda de produtos de artesanato em edição passada da Feira dos Trilhos, na região central. Foto- Arquivo/PMJ

A Fundação Cultural de Jacarehy lançou o programa municipal de artesanato voltado ao estímulo e capacitação do setor, visando a geração de renda e oportunidades em feiras e eventos.

O Programa 'Artesanato Jacareí' terá várias etapas e neste momento será aberto, a partir desta segunda-feira (8), o cadastramento para artesãos, artistas e mestres da cultura atuantes no município.

Por meio desse cadastro será possível conhecer o perfil e diversidade da produção artesanal em Jacareí e criar estratégias direcionadas para aperfeiçoamento e disseminação 'do saber fazer', diz a autarquia. O objetivo é fortalecer as tradições, além de gerar identidade própria para incentivo turístico e preservação do patrimônio cultural imaterial, buscando unicidade de toda cadeia produtiva.

Os cadastrados serão chamados para participar de cursos, oficinas e também receberão toda orientação para formalização profissional e gestão de seu negócio.

Poderão se cadastrar todos os artesãos, atuantes e residentes em Jacareí. O cadastramento poderá ser feito de forma virtual, através do preenchimento do link (https://forms.gle/2mZQ8vp1HWJ6VWsT7)ou de forma presencial na Diretoria de Cultura da Fundação Cultural, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (12)3951-0710 ou e-mail direotiradecultura@culturajacarei.sp.gov.br.

O preenchimento do cadastro poderá ser feito até o dia 19 de junho.

TRADIÇÃO
O artesanato em Jacareí
Jacareí traz consigo uma tradição rica e vibrante no campo do artesanato, destacando-se pela notável modelagem do barro com as habilidades do saber fazer das 'Paulistinhas'. Esta arte única, transmitida através de gerações, enraíza-se na habilidade e paixão dos artesãos locais, notavelmente exemplificada pelo Mestre Artesão Geraldo Magela.

A tradição do saber fazer do bolinho caipira também desempenha um papel fundamental na identidade do município, incorporando os sabores e técnicas autênticas que refletem a história e a cultura local.


 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection