Jacareí decreta luto de 3 dias por morte de criança após passar mal em creche
Manuella Franco Marques faleceu na última segunda-feira (28), após passar mal enquanto estava no interior de uma creche.
A Prefeitura de Jacareí decretou luto oficial de três dias, em respeito à criança que faleceu na última segunda-feira (28), após passar mal em uma creche municipal. A bebê, do sexo feminino, completou um ano e três meses no dia de sua morte.
Nesta terça-feira (29), a criança foi velada na Funerária Campo das Oliveiras (região central) e seu corpo sepultado no Cemitério Municipal do Parque Santo Antônio (região sul).
Em nota, a Prefeitura disse que lamenta profundamente pela família e todos que estão sofrendo pela perda. A atual administração afirma ainda que o caso está sendo acompanhado com responsabilidade e seriedade, prestando todo apoio aos familiares.
Diante do ocorrido, todas as inaugurações previstas para a próxima sexta-feira, dia 1º de agosto, foram canceladas: a Estação Evoluir, o Espaço Conviva e o Parque Linear do Campo Grande.
ENTENDA O CASO
A pequena Manuella Franco Marques faleceu na última segunda-feira (28), pela manhã, após passar mal enquanto estava no interior de uma creche municipal, em Jacareí. De acordo com a Prefeitura de Jacareí, a criança sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Em nota, a atual administração informou que a criança passou mal enquanto estava na Creche Maria José Capelli, no Parque dos Príncipes (região leste). O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - foi acionado rapidamente, 'enquanto equipe da unidade escolar se mobilizou para prestar os primeiros atendimentos no local', reforça. "Ao chegar, a equipe médica atuou incessantemente para reanimar a criança, mas infelizmente ela faleceu ainda na ambulância", explica.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Jacareí todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação que estavam no local não mediram esforços pela manutenção da vida da criança. "Neste momento de dor, a Prefeitura expressa solidariedade e reforça que se encontra à inteira disposição da família", completa.
O caso será apurado pelo Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde de Jacareí.
Boletim de Ocorrência relata detalhes
que antecederam o óbito da criança
No final da tarde da última segunda-feira (28), veículos de imprensa tiveram acesso ao Boletim de Ocorrência com maiores detalhes dos momentos que antecederam o óbito da criança de cerca de um ano e meio. A ocorrência foi atendida por policiais militares. O caso foi registrado como homicídio culposo, e está sendo investigado pela polícia.
De acordo com o B.O., a bebê foi alimentada com papinha pelas cuidadoras que trabalham na creche municipal. Ela se alimentou normalmente e, em seguida, foi colocada deitada, junto com outras crianças, em um colchonete no chão.
Após cerca de 20 minutos ainda deitada, a criança teria começado a vomitar, momento em que as cuidadoras fizeram a limpeza. Logo depois, a menina começou a apresentar sinais de fraqueza e sua pele começou a ficar roxa.
Ainda segundo o documento, as cuidadoras realizaram manobras de sucção nasal, sem melhora no quadro. A unidade infantil então acionou o SAMU. Ao chegar na creche, a equipe de atendimento de atendimento de urgência tentou reanimar a criança, mas ela não resistiu.
A criança foi levada já sem vida para a UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz (região central), onde o óbito foi confirmado.
Comentários: