[[date:%A, %d %B %Y]]

Prefeitura analisa propostas para obras de canalização do Córrego do Tanquinho

CidadeMeio Ambiente

Prefeitura analisa propostas para obras de canalização do Córrego do Tanquinho

Ao todo, foram 26 empresas participantes da concorrência, sendo algumas delas em formação de consórcios.

As obras no Córrego do Tanquinho consistem na canalização a céu aberto do total de 2,6 km de extensão. Foto- Divulgação/PMJ

A sessão de entrega das propostas comerciais para participação da licitação pública, que irá selecionar a empresa que será responsável pelas obras de canalização do Córrego do Tanquinho, foi realizada no último dia 25, pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento.

Ao todo, foram 26 empresas participantes da concorrência, sendo algumas delas em formação de consórcios. A realização das obras, que prevê o pleno atendimento à legislação ambiental, consiste na canalização a céu aberto do comprimento total de 2,6 km de extensão, com 3 travessias fechadas, nas imediações do bairro Vila Ita (região oeste) até o Rio Paraíba do Sul.

"Estas obras são importantíssimas para a região oeste, do Vila Ita, Jardim Emília e Terras da Conceição, bairros que, historicamente, sofrem com transtornos seríssimos de alagamento", destacou o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio.

O titular da pasta explica, ainda, que esta obra irá sanar todos estes problemas por, pelo menos, 100 anos, tendo em vista que o projeto foi elaborado de modo a atender todos os requisitos técnicos exigidos pela DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica, responsável pela gestão dos recursos hídricos em âmbito estadual.

RECURSOS
A canalização do Tanquinho faz parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social (PRODUS), financiado pela CAF – Corporação Andina de Fomento (Banco de Desenvolvimento da América Latina), cujos recursos financeiros já estão disponíveis para o início das obras, assim que a Prefeitura obtiver as autorizações ambientais e a empresa vencedora na licitação em andamento. O valor estimado pela Administração foi de pouco mais de R$ 75,6 milhões e a previsão para início das obras é ainda no primeiro semestre de 2022.

Capacidade de escoamento do
córrego motivou projeto na região

A Prefeitura de Jacareí iniciou os trabalhos de elaboração dos projetos executivos das obras de canalização do Tanquinho em 2020. O projeto foi motivado pelo fato de a capacidade de escoamento do Córrego do Tanquinho, em seus últimos 2.600 metros, ser substancialmente inferior ao volume de águas pluviais incidentes nos arredores.

Além disso, a calha natural do córrego é irregular, o que agrava as ocorrências de enchentes, sendo necessária a sua canalização como condição para aumento da condutividade hidráulica.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection